Efemérides vimaranenses: 20 de Agosto
Pedra de armas de Guimarães do antigo tanque-fontanário da Oliveira; à direita, imagem em bronze da Senhora da Oliveira que lhe pertence.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1405 — Provisão d'el-Rei D. João I concedendo que o porteiro da Colegiada possa fazer penhoras aos caseiros da mesma.
1605 — Tendo o Arcebispo mandado dizer à Câmara que os cónegos queriam, por algumas razões que davam, que a procissão de Corpus Cristi não fosse, como era costume, à ermida do Salvador, no Cano, a Câmara com as pessoas da governança, que para isto mandara chamar, deliberam que se guardasse o costume antigo, por não haver outro lugar em que no dito dia se pregasse, por se juntar muita gente do termo.
1645 — A irmandade de Nossa Senhora da Consolação assina o seu 2º estatuto ou compromisso. Tem 96 assinaturas de irmãos, ou 97, mas um nome é repetido e parece de um só indivíduo a letra.
1713 — As freiras do Carmo compram por 100$000 réis a renda anual de 8 alqueires de milho alvo, 8 de centeio e 9 de milhão, do casal do Sabugueiro,
1770 — António Joaquim de Passos de Bobem e de Barbosa e sua mulher D. Joana Joaquina Pereira Veloso, senhores e possuidores da Quinta de Caneiros, freguesia de Fermentões, pediram e obtiveram licença para construir uma capela na referida quinta, com a porta pública na estrada que vai de Guimarães para Braga.
1824 — Neste dia e nos dias seguintes há preces na Colegiada por causa da grande seca. PL
1837 — Das 10 para as 11 horas da noite sentiu-se um terramoto algum tanto violento, porém de pouca duração. PL
1847 — Foi o 1º dia que choveu nesta vila, tendo deixado de chover ha mais de 2 meses, o que fez com que este ano houvesse uma grande seca, tendo havido muitas preces e procissões de penitência. PL
1855 — O pintor retratista José Alberto Nunes, portuense, residente em Guimarães, justou com a Câmara toda a pintura para a iluminação que tinha a fazer no Toural, para festejar a aclamação de El-rei D. Pedro V, por 108$800 réis, entrando nesta quantia a de 48$000 réis pela feitura do retrato, sem caixilho, que depois ia para os Paços do Concelho, onde esteve ao fundo da sala das sessões até à proclamação da República, em que foi entregue à Socedade Martins Sarmento, onde se conserva, tendo 2 rasgões, sendo um deles no chapéu bicorne.
1863 — No teatro D. Afonso Henriques realiza-se espectáculo em beneficiência dos actores Ferreiras, com o drama em 5 actos e 1 prólogo, "Pedro Cem", e no dia 23 deste, o drama em 2 actos, "Poesia ou dinheiro", em benefício dos actores que tinham vindo do Porto auxiliar o 1º espectáculo. Em ambas as noites o desempenho dos actores foi mau; concorrência regular no 1º e diminuta no 2.
1885 — A Câmara delibera que sejam transferidos para a casa das Lamelas as seguintes repartições: o tribunal judicial, ocupando as 3 salas da frente a partir do sul e os 2 quartos do corredor principal da escada; a administração do concelho, ocupando a última sala do lado do norte e os 2 quartos contíguos e o fronteiro a estes; a fazenda, no salão do lado do nascente; a conservatória, a outra sala do lado do sul e quarto junto, vagando, logo que a esta seja dada nova acomodação, para os serviços judiciais da Câmara.
1894 — Veio em procissão de penitência Nossa Senhora da Lapinha acompanhada por muitíssimo povo e uma banda de música a tocar marchas fúnebres.
1904 — Principia a demolição do tanque que estava encostado à torre de Nossa Senhora da Oliveira.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home