Efemérides vimaranenses: 21 de Agosto
Francisco Martins Sarmento
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1415 — El-rei D. João I toma a praça de Ceuta. Comemorando esta glória mandou o mesmo monarca cunhar umas pequenas moedas de cobra, chamadas "ceitis", cujo valor era o da sexta parte de "um real". Os ceitis têm no anverso as armas do reino e no reverso uma fortaleza banhada pelo mar. Estas moedas correram até ao reinado de D. Sebastião, mas ainda muito depois eram correntes em Guimarães, onde por cada uma delas se vendia uma pequena meada de linha, a que se chamava um "ceitil de linha".
1536 — Contrato, em Évora, de casamento dos infantes D. Duarte e D. Isabel, por que D. Teodósio, Duque de Bragança, lhes deu a vila de Guimarães.
1619 — O pedreiro Barnabé Francisco, morador em Murteiras, da freguesia de Matamá, por escritura na nota do tabelião Jerónimo de Barros, faz obrigação a Pero Vieira da Maia, cavaleiro fidalgo, de fazer-lhe nas claustras do mosteiro de S. Francisco, junto ao capítulo em que estava sepultado o dr. Gonçalo Dias de Carvalho, para a banda do poente, uma capela abrindo 3 arcos na parede que sai para as claustras e fazendo-os de pedra de Fafe ou de Donim, pondo no meio as armas e letreiro, pia para a água benta, lajear de pedra fina toda a capela, abrir uma fresta no lugar da chaminé, fazer um carneiro de pedra de galho com escada e campa de pedra fina de 12 palmos por 6 e 1 de grossura com armas abertas e letreiro, e altar com degrau ou degraus, tudo conforme lhe fosse indicado pelo mestre de pedraria João Lopes (de Amorim), por preço de 190$000 réis.
1624 — A Irmandade do Cordão, representa pela mesa, como herdeira do abade de Regilde, Lucas Rebelo, dá perdão a Gaspar Gonçalves, da Casa Nova, de Regilde, que ficara culpado na devassa e alçada que a dita confraria promovera nos bens roubados na herança do dito abade, e estava preso na cadeia da correição por furto dos tais bens, cujo perdão era por saber ele estava inocente, porque na alçada tinha sido acusado por seus inimigos.
1642 — Tendo, em 18 deste mês, sido eleitos procuradores às cortes João de Faria de Andrade e Manuel Pereira da Silva, e escusando-se aquele pela sua idade e achaques, é eleito neste dia, para substituição dele o doutor João de Guimarães Golias, cónego mestre-escola de Guimarães, que era assistente em Lisboa.
1819 — Grande festa a S. Roque da Serra, havendo um baile de Turcos. Nos 3 dias seguintes, houve uma máquina e touros no terreiro da Misericórdia. PL.
1876 — Portaria do ministério do reino encarregando o governador civil de Braga de louvar em nome de S. Majestade o benemérito cidadão Francisco Martins Sarmento por ter empreendido a exploração metódica e científica das ruínas da antiga Cinania (sic, no original), ocorrendo por sua conta, não só as despesas com as escavações, mas também as outras necessárias para a remoção das antiguidades encontradas e para a possível restauração de alguns edifícios descobertos, cujo relevante serviço tinha prestado e estava prestando aos estudos arqueológicos, tão pouco generalizados no nosso país, e cuja importância era cada vez mais reconhecida pela ciência da história, o que havia sido participado a El-rei pelo vice-inspector da Academia de Belas Artes de Lisboa, o Marquês de Sousa Hölstein.
1892 — Sai o 1º número de um pequenino jornal quinzenal "O Ideal" dedicado à elite de Guimarães, literário e recreativo; editores Francisco da Silva Pereira Martins e Germano Augusto dos Santos Guimarães; responsável João José.
1937 — Inauguração da parte inferior do pavilhão da praça do mercado.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home