Efemérides vimaranenses: 23 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1302 — Nesta data foi feito inventário das jóias e ornamentos da Colegiada, que estavam em poder do cónego capelão Domingos Peres e foram entregues ao tesoureiro-mor Domingues Anes, que se deu por entregue, bem como do que fora inventariado no tempo do prior D. Paio Domingues. O inventário foi feito pelo tabelião Pedro Salgado, por mandado do chantre Martim Garcia, em nome do Prior Rui Peres e do Cabido, sendo testemunhas Martim Anes e Miguel Peres tabeliães e os cónegos Marcos Martins e Martim Martins abade de Serzedelo.
1580 — A Câmara dá procuração a Fernão Rebelo de Carvalho e ao comendador António Machado de Almada para intimarem diante o arcebispo de Braga, ou quem seu cargo tiver uma apelação sobre umas censuras e excomunhões que põe nas pessoas que quiserem ir contra a dita cidade de Braga do seu arcebispado.
1581 — Neste dia e em mais alguns seguintes, o Arcebispo D. frei Bartolomeu dos Mártires faz visitação à igreja de S. Paio e, entre outras coisas, deixa capitulado: "ao cura que não consinta as pessoas que têm cargo de pedir peditórios andarem pela igreja pedindo enquanto estiverem à missa, e poderão pedir acabada a missa, e não querendo eles cumprir o sobredito, e sendo eles remissos, os evitareis da igreja e ofícios divinos."
1713 — Provisão do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles concedendo licença para que na capela-oratório que havia defronte da cadeia da correição se dissesse missa aos presos.
1805 — A Câmara nomeia recebedor das esmolas e ofertas para a factura das novas estradas, Francisco José de Sousa, ourives à Porta da Vila.
1821 — A comissão de petições do Congresso Nacional dirige para a do Comércio e Fazenda um requerimento dos proprietários de estabelecimentos de curtumes em Guimarães.
1825 — Provisão do Real Erário ao dr. Provedor, dando-lhe conhecimento de haver-se introduzido de Espanha para este reino de Portugal porção de moedas de bronze falsas, a fim de ele evitar o giro delas, especialmente nas repartições públicas. O provedor transmitiu esta ordem em 4 de Setembro de 1825 ao juiz de fora, que logo a mandou intimar aos tesoureiros Francisco José da Costa Sampaio, Custódio José Marques Silva, Francisco José Fernandes Soares e Araújo, José de Castro Sampaio e Domingos João Gonçalves.
1833 — Morreu de cólera morbus, durando poucas horas, uma criada do corregedor, a qual foi no dia seguinte enterrada na igreja dos Capuchos. Neste dia foram atacadas com a tal epidemia duas mulheres e um homem. PL.
1836 — Na noite de hoje para amanhã "andaram a rondar as autoridades desta vila com a polícia e destacamento do nº 9 que aqui estava. Neste dia chegaram a sair algumas pessoas da vila com receio de algum barulho que se dizia quererem fazer os Mijados ( Partido que também se chamava da oposição, o qual queria a Constitução de 1820, ou outra cousa semelhante ), porém o sossego público não foi alterado". PL.
1840 — De madrugada foi o administrador do concelho desta vila com tropa e polícia armada à freguesia de Abação para prender alguns ladrões que já há tempos andavam por aqueles sítios, não trazendo preso senão um desertor que vinha em um carro mortalmente ferido (morreu passados alguns dias no hospital desta vila) o qual resistiu até se dar a prisão. Também vieram presos o dono de uma taberna onde ele ia comer, assim como o lavrador onde ele ia dormir. PL
1876 — A Câmara deliberou que toda a pessoa que ocupar terreno na Nova Praça do Mercado ou nos lugares destinados e designados por a mesma Câmara para vendagem pagará diariamente d aluguer 20 réis por cada metro quadrado.
1912 — José Gonçalves da Cunha (?) vinha em direcção a esta cidade na sua mota, perto das Caldas das Taipas, e seguindo a distância um automóvel que atrás de si deixava grossas nuvens de pó, esbarrou-se contra uns carros de telha que seguiam estrada acima. O Gonçalves caiu desamparadamente sem sentidos e os bois numa carreira desalmada, puxando pelos carros, fizeram com que um destes passasse sobre o corpo do motociclista. Conduzido em automóvel para esta cidade, verificou-se que o seu estado era melindroso, tendo graves lesões internas e uma perna fracturada.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home