Efemérides vimaranenses: 26 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1665 — A Câmara determina que se passasse a palha que estava nos palheiros particulares para o castelo, isto para se não pagar renda deles.
1779 — Os padre capinhas do coro da Colegiada vão, com o capelão Luís António de Abreu, a S. Roque, e tomam posse da administração da capela do Bom Jesus e suas pertenças, cuja nomeação de administradores lhes fizera o D. Prior, D. Luís de Saldanha e Oliveira.
1798 — O D. Prior, D. Luís de Saldanha e Oliveira, vai em visita ao convento de Pombeiro, onde lhe fizeram recepção de prelado, como era, aí disse missa e ofereceram-lhe um magnífico jantar. Na volta veio pelo convento, onde teve igual recepção e lhe ofereceram doces e frutas.
1804 — Portaria do arcebispo D. frei Caetano Brandão nomeando o desembargador da relação eclesiástica de Braga, Inácio José Peixoto, para procurador da diligência relativa ao exame sobre os milagres do glorioso S. Torcato, afim de se fazer, como fez em 30 de Junho de
1846 — De madrugada saíram desta vila uns cento e tantos homens do batalhão de caçadores nº 7 em consequência de se terem levantado os povos para as partes da Senhora do Alívio, tendo já marchado de Braga o regimento nº 3 para aqueles sítios aonde principiou a haver fogo da tropa com os revoltosos, os quais tinham aclamado a D. Miguel. Em consequência dos caçadores terem marchado para Braga e constar que para aquelas partes se tinha aclamado D. Miguel, e não ter chegado a esta o correio do Porto à hora do costume e ("não chegou à hora do costume por ter sido roubado") pôs os habitantes desta vila em grande expectação. À noite andou a polícia da vila e aldeias vizinhas junto com o resto dos caçadores que aqui tinha ficado, a rondar pela vila. PL.
1882 — Sábado. - Ao anoitecer, foi conduzida, sem aparato, para a capela dos terceiros Franciscanos , a nova imagem do Santíssimo Coração de Maria (vide a 9 deste mês) e, depois de colocada em sumptuoso trono, foi exposta à veneração dos fiéis, sendo grande a concorrência até altas horas da noite, despertada pelos repiques de sinos, foguetes e música. No dia seguinte houve a costumada festa.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home