Efemérides vimaranenses: 26 de Agosto
S. Torcato
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1750 — A mesa da real irmandade de Nª Sª da Oliveira mandou celebrar missas gerais (disseram-se
1752 — O convento de Santa Clara, como herdeiro da sua abadessa Maria de Nazareth, vende o casal da Cantonha, situado na freguesia da Costa.
1804 — Portaria do arcebispo D. frei Caetano Brandão nomeando o desembargador da relação eclesiástica de Braga, Inácio José Peixoto, para procurador da diligência relativa ao exame sobre os milagres do glorioso S. Torcato, a fim de se fazer, como fez em 30 de Junho de
1832 — Vem ordem ao corregedor para aprontar escadas, padiolas, cestos, sacos, enxadas, picaretas, varas de salgueiro, etc., e remeter isto tudo para o exército do sr. D. Miguel que ainda se conservava nas imediações do Porto. Por isso, o corregedor manda pedir pelas freguesias da aldeia todos os objectos mencionados, e na vila manda embargar as enxadas e picaretas que havia nas lojas, remetendo tudo em carros e bestas. PL.
1845 — Pelas 8 horas da noite, chegou a Guimarães o ministro da Fazenda, Conde do Tojal, indo esperá-lo a Câmara e autoridades, assim como outras pessoas de distinção. Os empregados no serviço da nova estrada que se andava construindo para o Porto, conhecida hoje pela denominação de Estrada Nova, levantaram-lhe alguns arcos até à entrada da vila. Na sua entrada puseram luminárias os empregados públicos, muitos foguetes e tocaram repiques em todas as torres da vil. O Conde hospedou-se em casa de Domingos Cardoso, a quem vinha recomendado, tendo-lhe este preparado um grande jantar, onde pernoitou. Na manhã seguinte foi ver o castelo e quartéis, indo à Colegiada, onde foi recebido por uma deputação do Cabido. Da Colegiada dirigiu-se a casa do Barão de Vila Pouca, onde o Barão lhe deu um magnífico almoço. Pelas 4 horas da tarde partiu para o Bom Jesus do Monte, sendo acompanhado até fora da vila pelas mesmas pessoas que o tinham ido esperar. Quando passava no Toural, deram-lhe alguns assobios. Estes assobios foram motivados por constar que o referido ministro concordara no que os engenheiros haviam traçado no sentido de que a nova estrada, que se ia construir para Braga, fosse levada pelo fundo do extinto convento de S. Domingos, perto dos Pombais na direcção de Caneiros. PL.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home