Efemérides vimaranenses: 30 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de
1352 — Carta de El-rei D. Afonso IV, em Lisboa, ordenando que a vila de Guimarães houvesse relego três meses, sob condições e obrigações durante o dito tempo. Outra carta do mesmo rei, confirmando a isenção da portagem que gozavam os vizinhos de Guimarães.
1510 — Alvará, passado em Almeirim, autorizando João Gonçalves, abade de S. João das Caldas, capelão de El-rei, a permutar esta igreja com Álvaro Anes, cónego de Guimarães, pela capela de Santa Catarina de Benavente. A renúncia foi feita em Santarém a 16 de Setembro de 1510 e confirmada por carta régia de 17 do mesmo, apresentando o Álvaro Anes.
1644 — O tabelião Domingos Lopes vai ao mosteiro de S. Domingos, onde o padre prior e os demais frades fazem termo de confissão em como nunca pretenderam fazer força alguma ao Cabido, desistindo da demanda que traziam sobre os acompanhamentos dos defuntos, aos quais só iriam com a assistência dos respectivos párocos ou com licença destes.
1756 — Provisão ao provedor mandando que a Câmara assista à procissão que no segundo domingo de Novembro, dia do Patrocínio de Nossa Senhora, mandou fazer em todas as catedrais e igrejas, com jejum na véspera em acção de graças por não ter perigo a família real no terramoto de 1755.
1787 — Ordem do corregedor para se avaliarem os terrenos junto à capela de Santo André para a passagem da estrada para o Porto, que deve ter 24 palmos, e para as outras avaliações. Esta estrada foi mandada construir pela rainha D. Maria I.
1865 — Decreto de aprovação dos primeiros estatutos da Associação Comercial Vimaranense. O respectivo alvará régio é de 5 de Setembro de 1865.
1893 — Principiaram as obras no Convento de Santa Clara de adaptação para o seminário, apesar da repartição da Fazenda Nacional ainda não ter dado posse dele convento ao R.mº Cabido, a quem fora concedido.
1895 — No comboio das 11 horas da manhã chegou o conselheiro Artur Alberto de Campos Henriques, ministro das Obras Públicas, acompanhado da mulher e filhos, sendo-lhe feita a guarda de honra por uma força do 20 comandada por um tenente; hospedou-se em casa do sogro e retirou-se para a capital no comboio da tarde do dia 5 (?) de Setembro, antecipando a ida em consequência da inesperada morte do conselheiro Carlos Valbom, ministro dos estrangeiros, indo à despedida uma guarda de honra do 20. Durante a sua estada aqui uma comissão de senhoras procurou-o e pediu-lhe a sua intercessão para a estrada da Penha. No dia 5 de Setembro visitou a fábrica de Campelos em que foi recebido festivamente.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home