Efemérides vimaranenses: 30 de Agosto
A Penha em 1923
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1567 — O cónego mestre escola Baltazar de Andrade, faz doação do padroado do mosteiro conventual de Santa Clara da observância da invocação de Nossa Senhora In Ara Coeli, que ele fundrara, à infanta D. Isabel e seu filho D. Duarte, juntamente com Francisco de Andrade tesoureiro-mor e Torcade Peres de Andrade mestre escola na Colegiada, ficando por morte deste, aqueles e seus sucessores padroeiros in solidum.- Nota de Manuel Gonçalves (está muito danificada).
1603 — Acaba a vida com violência
1737 — Provisão autorizando Alexandre de Palhares e Brito, fidalgo da casa real, de Monção, a tapar os alpendres que havia nas suas casas do Toural, como já outras se taparam.
1738 — Provisão autorizando a pagar 7$000 réis de salário anual a cada ama de enjeitado (eram 4$000 réis), que seriam pagos pelo cabeção das sisas quando excedessem a dez, que a Câmara tinha obrigação de sustentar, e ficando cassada outra provisão que concedia 50$000 réis para este fim.
1745 — Provisão, a requerimento dos cónegos curas da Colegiada que baptizavam todos os expostos da vila e termo dando-lhe a Câmara 120 réis por cada um, mandando que a Câmara lhes dê cada ano 3 velas de cera de arrátel para assistirem nos baptizados dos ditos expostos.
1846 — Deram um tiro no frei Francisco Quatro-olhos, o qual lhe acertou nas pernas. O tiro foi dado de madrugada e presumia-se que fosse por ter ido a uns pêssegos (havia por este tempo uma súcia que quando queria ir fazer um roubo dizia vamos aos pêssegos) a um lavrador das partes do Cavalinho. PL
1888 — É assentada a 1ª pedra da torre da Penha mandada construir pela Irmandade.
1901 — Foi removido para a Relação do Porto, para segurança, preso Júlio de Campos, suposto assassino de Francisco (Agra) Ribeiro Martins da Costa.
1929 — Veio em procissão de penitência ad petendam pluviam Nossa Senhora da Lapinha.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home