Efemérides vimaranenses: 29 de Agosto
o Padrão de S. Lázaro, numa fotografia estereoscópica de 1858
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1595 — Na Inquisição de Lisboa compareceu Francisco Fernandes, mercador de Guimarães, residente em Lisboa por causa de certo negócio que trazia nos Contos, e denunciou Violante dos Santos, cristã nova, por judaizar.
1626 — O pedreiro Cristóvão Fernandes, faz obrigação à Câmara de consertar a fonte de S. Gualter, fazendo-a muito segura, com boa pedra e a gosto dos vereadores, obedecendo ao seu comissionado, por preço de dois mil reis; o comissionado era Luís Pais.
1680 — Provisão régia mandando cortar as pontas dos touros que se houverem de correr, para evitar desgraças.
1776 — A abadessa do Convento de Santa Clara, D. Jerónimo Quitéria de S. José, obtém deferimento do arcebispo para que a proibição de fazer doces para fora, no seu convento, tenha princípio na 1ª dominga do Advento, como concedera aos mais conventos da vila e não no dia de Todos os Santos, finalizando em dia de Reis.
1833 — Foram alguns voluntários realistas da divisão que aqui estava, aos campos das quintas de Vila Pouca e tiraram bastantes feijões, vagens, etc. Os criados e caseiros de Vila Pouca bateram em alguns, o que fez com que acudissem mais soldados e que fizessem uma grande desordem, chegando a dar tiros e a ficar alguns feridos. Estes voluntários eram os que estavam aquartelados no Convento da Costa. PL.
1864 — 2ª feira. - Às 6 horas da tarde foi de novo colocada, com grande pompa e solenidade, a cruz do histórico padrão de S. Lázaro, que no ano passado foi removido do sítio em que estava assente, para outro próximo. O acto foi feito com assistência do governador civil, Câmara Municipal, administrador do concelho, Cabido, mesas de algumas corporações e vários titulares e cavalheiros. No largo de S. Lázaro estava levantado um pavilhão, onde se fez e assinou a acta da solenidade. A rua de D. João I estava toda endamascada e embandeirada, subindo ao ar muitos foguetes e tocando duas músicas, sendo uma paga por diversos moradores da dita rua para celebrarem a inauguração do tanque da mesma rua. À noite o tanque esteve iluminado e algumas casas desta rua, tocando ali a mesma música, a outra andou percorrendo as ruas da cidade.
1895 — Nos Paços do concelho reuniram os 40 maiores contribuintes e aprovaram por unanimidade a deliberação camarária, sobre a projectada linha americana de tracção a vapor entre esta cidade e Famalicão, que votava pela proposta dos engenheiros portuenses.
1903 — Saiu o nº 1 do jornal "Imparcial", semanário à 5ª feira, editor Francisco Ribeiro de Castro, proprietário e administrador Marcos M. F. Santos Guimarães.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home