Efemérides vimaranenses: 31 de Agosto
A Avenida do Comércio (Actual D. Afonso Henriques), em 1915
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1661 — Os ministros, Câmara, gente da governança, etc., acordaram aceitar a carta de El-rei de 19 de Julho deste ano em que manda dobar a sisa por tempo de dois anos, para dote de casamento de sua irmã, a infanta D. Catarina com seu primo el-Rei da Grã Bretanha, de cuja aliança virão grandes bens ao reino. A Câmara escreveu neste mesmo dia a el-Rei e ao Conde de Prado relatando-lhes a resolução tomada. El-rei escreveu em 8 de Outubro, agradecendo.
1834 — Luminárias e repiques por ter chegado a notícia de continuar o sr. D. Pedro a ficar regente durante a menoridade de sua filha, conforme o tinha nomeado as cortes.
1884 — Carta régia estranhando, como por outra de 28 de Agosto de 1663 já fora feito que o Cabido não acompanhasse as procissões da Câmara, só pelo facto desta lhe não dar parte, e por cujo motivo não houvera a procissão do Anjo Custódio: manda que embora já passasse o dia, se faça a procissão e o Cabido a acompanhe, quando for avisado, e que o mesmo Cabido acompanhe as demais procissões da Câmara sem que esta tenha obrigação de o convidar, por terem dias certos e ser obrigação do Cabido, à excepção da do Anjo Custódio por não ser em dia certo e determinado.
1887 — A comissão executiva da Câmara Municipal aprovou o projecto e orçamento da obra da cobertura metálica do castelo, cuja conservação estava a seu cargo.
1890 — Reúne a Associação Comercial para tomar resolução de manifestação de agradecimento a quem mais se distinguira em serviços prestados para a consecução da restauração da Colegiada e construção da avenida para a estação de Vila Flor. Foram aprovados projecto de mensagens e as propostas para serem aclamados sócios honorário os ministros das Obras Públicas e da Fazenda; votos de louvor a diversas pessoas que prestaram valiosos serviços, consignadas na acta, aos ministros da Fazenda, da Justiça, das Obras Públicas, ao Conde de Margaride, Francisco Agra, Visconde de Sendelo, dr.Avelino da Silva Guimarães : aclamados sócios honorário, além dos conselheiros Lopo Vaz e Arouca, o Francisco Agra, Conde de Margaride, Visconde de Sendelo e António de Moura Soares Veloso. Sobre a pretensão dos empregados do comércio de Lisboa, para a folga aos domingos, foi resolvido autorizar a direcção a proceder conforme o fizessem as outras associações do país. As mensagens foram uma para os ministros da fazenda e da justiça, com respeito à Colegiada, e outra para os ministros da fazenda e obras públicas, com respeito à avenida de Vila Flor.
1892 — Na Câmara foram arrematados o altar do Senhor Jesus, o retábulo e tribuna da capela-mor e sanefas da mesma, da igreja de S. Sebastião, por 246$000 réis !!!, por Manuel Pinheiro Caldas Guimarães, para a nova igreja de Taboadelo.
1911 — No jardim ao executar-se "A Portuguesa" um indivíduo conservou-se coberto, um militar admoestou-o e chegou a agredi-lo pelo que se envolveram em desordem, sendo dada voz de prisão a ambos os contendores. O administrador do concelho dirigiu-se ao local, mandou-os pôr imediatamente em liberdade e comparecer na Administração no dia imediato.
1912 — Sábado. - Neste dia e nesta cidade foi preso o estimado abade de Vila Nova de Sande, João Cândido da Silva, por ser muito monárquico.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home