Escavações na Citânia
Como vem sendo hábito desde 2005, realizaram-se escavações arqueológicas na Citânia de Briteiros, durante o mês de Julho. No presente ano, dez estudantes de Arqueologia da Universidade do Minho, realizaram o seu Estágio de Campo na Citânia.
Retomou-se a escavação na zona da Acrópole, junto da capela de S. Romão, na plataforma desta, bem como na "Casa da Espiral", a unidade doméstica que tem vindo a ser o objecto dos estudos em torno do urbanismo da Citânia. Terminou-se deste modo a escavação de três sondagens abertas anteriormente, e abriu-se um novo sector, no interior da unidade doméstica referida.
A seu tempo, interessantes resultados obtidos serão divulgados. Todo o material arqueológico recolhido foi já tratado e encontra-se acondicionado no Museu da Cultura Castreja, em S. Salvador de Briteiros, o depósito legal do espólio de todas as escavações recentes na Citânia.
A conjuntura das investigações arqueológicas na Citânia é hoje bastante promissora, quer pelo volume de informação que aquele monumento continua a revelar, quer pelo apoio científico da Universidade do Minho, cujos estudantes têm desenvolvido interessantes trabalhos em Briteiros.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home