Realizou-se mais uma "Citânia Viva"
Ontem à tarde, domingo, teve lugar a terceira edição do evento "Citânia Viva". Desta vez, as condições climatéricas foram favoráveis à realização desta encenação, que tem constituído uma interessante atracção para os visitantes das ruínas da Citânia, desde há três anos.
Cerca de 300 pessoas passaram pela Citânia, ao longo da tarde, participando nas três visitas animadas que tiveram lugar, guiados pelo actor/encenador Gil Filipe. Subiram a rua até à "Casa do Concelho", onde lhes foi servida uma tradicional queimada, depois à zona habitacional da Acrópole, onde foram "assaltados" por pequenos salteadores, e daí para a primeira muralha, onde assistiram aos exercícios dos guerreiros. A visita terminou com uma pequena encenação de um ritual fúnebre, numa das unidades familiares da encosta nascente.
Durante toda a tarde, foram servidos petiscos junto da recepção, como as febras assadas, o pão de centeio, o caldo de castanhas e favas, e o queijo de cabra. Vinho e cerveja, foram também servidos nas tigelas de cerâmica.
Acima de tudo, o convívio que se desenvolveu no monumento, tornou o espaço mais vivo e humanizado, contribuindo para que a comunidade local se identifique com aquele espaço, e que os visitantes tenham uma percepção mais aproximada da vida quotidiana da Idade do Ferro no vale do Ave.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home