Efemérides vimaranenses: 3 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1291 — Carta de Gonçalo Fernandes, meirinho-mor de El-rei, dada em Guimarães, mandando a todos os alcaides, juízes e meirinhos, que da parte de El-rei, façam cumprir e guardar, cada um em seu termo, a carta de D. Dinis, dada em Guimarães a 12 de Julho do ano de 1288, confirmando a protecção régia à Colegiada.
1666 — Carta, passada em Lisboa,, do exame de Luís Leite, filho de Sebastião Francisco, da freguesia de S. Lourenço de Calvos, para poder sangrar, sarrafassar, lançar ventosas e sanguessugas e tirar dentes em Portugal.
1782 — Nasce, em Guimarães, António de Nápoles Vaz Vieira de Mello Alvim, 1.º Barão do Costeado, coronel honorário do extinto "batalhão nacional" da mesma vila, cavaleiro da Ordem de Cristo e da de S. Bento de Avis. Tinha a cruz das campanhas da guerra peninsular, com o nº 5.
1791 — É nomeada administradora da capela de Santo Estêvão, do padroado real, que então existia junto à igreja Colegiada, D. Luísa Teresa Maciel Barbosa.
1823 — Despacho, reintegrando no lugar de Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário junto a Sua Majestade Imperial e Real Apostólica, o vimaranense Rodrigo Navarro de Andrade.
1854 — Domingo. - Hoje saiu Nossa Senhora da Oliveira em procissão de penitência indo ao Carmo, Dominicas, terreiro de S. Francisco, Senhora da Guia e se recolheu à igreja. O R.mo Cabido que ia de mantos a acompanhou, bem como as irmandades da freguesia convidadas pelo R.mo Cabido. O fim desta procissão foi para Deus nos mandar chuva que há meses não há e tudo se vai secando. NB : No seguinte dia chouveu muito. - Livro da contagem do coro.
1901 — O bacharel Jerónimo Leite Pereira de Magalhães Couto, andando maníaco enforcou-se em sua casa. Fora presidente da Câmara Municipal e por várias vezes administrador do concelho com os governos regeneradores. Foi sepultado na sua capela em Unhão.
1903 — Autorização régia à decisão tomada pela Câmara de Guimarães em 15 de Julho deste ano para contrair um empréstimo de 41:733$430 réis amortizável em 30 anos, a fim de aplicar 24:000$000 réis ao completo pagamento do resto de 3 empréstimos anteriores e 17:733$000 réis às obras de canalização das águas públicas da cidade cujos projectos e orçamentos já superiormente haviam sido aprovados.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home