Efemérides vimaranenses: 3 de Setembro
A Penha em 1923. Ao fundo, a estátua a Pio IX
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1650 — Carta de examinação de Mateus Vieira, natural de Garfe, para poder tirar dentes, sangrar, sarrafar, lançar ventosas e sanguessugas.
1661 — A Câmara condena as tremoceiras a dois vinténs para a pela que havia de ir na procissão que se realizava no dia seguinte, pelo casamento da infanta com El-rei de Inglaterra, porque este ano não deram pela nem pagaram para o império.
1673 — Domingo. - No livro dos contadores do coro da Colegiada, tem neste dia as seguintes notas: "Hoje se pôs dois dias de risco a Magalhães (era o cónego Simão de Magalhães, prebendado) por atirar com o breviário ao meio do coro e descompor o contador por lhe pôr véspera não estando com murça e sobrepeliz.
1804 — O Cabido escreve ao desembargador da relação eclesiástica de Braga, procurador da diligência para exame aos milagres de S. Torcato, remetendo-lhe a resposta aos queixosos sobre diversas investigações, afim de fazer a elevação e exposição do mesmo santo.
1814 — A Câmara, vendo os continuados empréstimos que costumavam fazer os juízes dos ofícios, das bandeiras que tinham para as procissões reais, em funções de aldeia, estragando-se em prejuízo grave; determina mandar notificar os mesmos para, no termo de 8 dias, recolherem em os paços do concelho as ditas bandeiras, donde sairiam para as referidas procissões, tornando a voltar para ela; isto sob pena de prisão.
1847 — Enterraram-se nesta vila 3 crianças, sendo imenso o número das mesmas que tinham sido vítimas das moléstias da quadra, bexigas e diarreia, atribuindo-se ao muito e continuado calor que tinha havido neste Verão. Pessoas adultas tinham morrido algumas, mas não foram muitas, mas crianças não havia um só dia que não morressem muitas. PL.
1872 — Foi agraciado cavaleiro da Ordem de Nossa Senhora da Conceição o merceeiro de grosso trato e proprietário Domingos José de Sousa Júnior.
1880 — Pela uma hora da noite principiou a ouvir-se uma trovoada longínqua, que se dissipou às 4 horas da manhã. Das 9 para as 10 principia de novo com torrentes de água; acalma-se para se repetir ainda pela tarde, quando foi mais forte e demorada. Aqui, felizmente, não houve perigo nem prejuízos, mas houve-os em diversas terras do reino.
1893 — Domingo.- Foi montada no pedestal, na Penha, a estátua de Pio IX. Na ocasião que a estátua caiu sobre o pedestal, eram 4 horas da tarde, repicaram os sinos da ermida, houve uma salva de morteiros e subiram ao ar muitos foguetes.
1911 — No jardim houve outros tumultos no fim da execução da "Portuguesa", por não se descobrirem todos os cavalheiros que por completo enchiam o jardim. Depois levantaram vivas ao Bernardino Machado, Afonso Costa, etc. O administrador procurou acalmar os ânimos, o que não pôde conseguir, pelo que foram mantidas duas prisões, sendo os presos conduzidos à esquadra no meio de uma escolta de soldados de cavalaria. As manifestações do regime prolongaram-se por muito tempo e estiveram eminentes vários conflitos, por a distinção que deram a essas lamentações.
1912 — Passou aqui, em exercício de escola de repetição, o regimento de infantaria 29 com 400 homens.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home