Efemérides vimaranenses: 4 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1599 — Por alvará deste dia e carta de 13 de Outubro de 1599 é apresentado no Priorado de Guimarães D. Alexandre de Bragança, vago pela promoção de D. João de Bragança a bispo de Viseu.
1728 — Provisão dirigida ao juiz de fora, o qual por sua carta dera conta a El-rei "que os oficiais da Câmara e almotacés nas funções se não vestiam à cortesã, mas de cor" mandando-lhe não admita em função alguma pública, nem acto de vereação os vereadores e almotacés ou qualquer oficial de justiça sem ir com capa e volta à cortesã.
1831 — É baptizado com o nome de Maria de Assunção, na capela do Arco, pelo abade de S. Miguel das Caldas, Miguel Joaquim de Sá, uma filha do Visconde de Azenha (Bernardo) sendo padrinhos S. M. sr. D. Miguel 1º e sua irmã a Senhora infanta D. Maria de Assunção. PL.
1834 — Chega a notícia de ter sido nomeado, pelas cortes, regente do reino durante a menoridade da srª D. Maria II seu pai o sr. D. Pedro, duque de Bragança. Houve repiques e luminárias. PL.
1837 — Foi preso nesta vila o Tomás das Hortas por ordem do administrador do concelho, por ser desafeiçoado ao actual governo, Constituição de 1822 e ter falado contra ela. Também foi procurado para ser preso o Domingos Martins, filho do Relha, pelos mesmos motivos. PL.
1894 — De manhã chegou uma força de artilharia, vinda de Amarante, aquartelou-se no Convento das Dominicas e marchou pouco depois para Braga.
1915 — Após uma altercação pela venda dum sairro, Manuel Gonçalves de 27 anos, sairreiro, natural do Peso da Régua e residente em Mesão Frio, matou, com um tiro, Jerónimo Pereira, casado, do lugar da Fonte, freguesia de S João de Ponte, deste concelho.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home