Efemérides vimaranenses: 4 de Setembro
A Citânia de Briteiros, durante as escavações. Fotografia de Francisco Martins Sarmento.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1684 — Alvará, pelo conselho da fazenda, mandando ao provedor que não cobre a terça da imposição do vinho, azeite, carne e pescado, pois é para a criação dos enjeitados, limpeza e fábrica dos canos e chafarizes da água, e a terça para a Misericórdia.
1759 — A Câmara concede licença à Misericórdia para edificar, no fim da "praça nova da Cruz da Pedra", à parte do sul, a arruinada capela de Santo André, por assim o pedirem à Misericórdia os moradores da Cruz da Pedra. Tal obra não se realizou.
1821 — Em sessão de cortes é lido e aprovado o relatório da comissão de justiça criminal, dado em 27 de Agosto, parecendo-lhe que devia ser indeferido o requerimento de João de Matos e outros, da ferguesia de Atães, Guimarães, em que se queixavam e pediam providências, contra o despotismo e prepotência do sargento-mor da vila, em abuso da sua autoridade e com respeito do seu cargo, porque parecia estar providenciado, pela amortização de semelhantes cargos, mas quando continuarem algumas prepotências deviam os suplicantes dirigir-se ao poder judicial e na falta deste ao executivo.
1832 — Chegam alguns soldados doentes que vinham do exército do sr. D. Miguel para se recolherem ao hospital real desta vila, porém não cabendo nele foram para as casas do Navarro ao pé de Nossa Senhora da Oliveira onde se formou um novo hospital. PL.
1837 — Foi preso nesta vila o Tomás das Hortas por ordem do administrador do concelho, por ser desafeiçoado ao actual governo, Constituição de 1822 e ter falado contra ela. Também foi procurado para ser preso o Domingos Martins, filho do Relha, pelos mesmos motivos. PL.
1841 — A Câmara representa à Rainha, contra a pretensão dos de Fafe, que pedia para lá mais 5 freguesias do nosso concelho, a saber : S. Romão e Santa Cristina de Arões, Travassós, Golães e Passos, tendo já por decreto de 1836 as de S. Martinho e S. Clemente de Silvares, Queimadela, S. Miguel do Monte, Gontim e S. Vicente de Felgueiras, que foram de Guimarães.
1847 — Foi chibatado na Praça do Toural "um corneta do regimento de infantaria nº 13, o qual tinha vindo com uma grande escolta, que tinha ido para a estrada nova, para não consentir que passassem carros por ela que não trouxessem chapas largas. O corneta talvez fosse castigado por alguma "rebeldia" que praticasse por lá. Este castigo escandalizou os moradores do Toural e muito principalmente por estar na casa do Toural aboletado o comandante do regimento (o major Pimenta) e mais a sua senhora". PL.
1866 — Portaria do ministério do reino, mandando entregar à Câmara de Guimarães todas as obras que em duplicado existissem na biblioteca de Braga, para a formação de uma biblioteca nesta cidade.
1879 — Foi agraciado com o oficialato da Ordem de S. Tiago o bacharel Francisco Martins Gouveia de Morais Sarmento, em atenção aos seus merecimentos e aos serviços arqueológicos que especialmente tinha prestado na exploração da Citânia.
1886 — São entregues em Braga, ao Governador civil, duas representações, uma da Câmara e outra de dois terços dos cidadãos elegíveis, pedindo a autonomia do concelho.
1890 — Às duas horas da tarde, houve incêndio, de nenhuma importância, nas sentinas do quartel, foi principiado em o mato que estava próximo delas, às quais se comunicou por uma porta de servidão.
1893 — Segunda-feira .- Às 11 horas da manhã abriu-se ao trânsito público a avenida de ligação já construída para a estação do caminho de ferro, não estando ainda ligada à praça de D. Afonso Henriques (Toural) e principiou a iluminar-se na noite do próximo dia 6.
1901 — Fez-se contrato entre a Câmara Municipal e a firma Moon Longhlin & Companhia de Manchester, para fornecimento da iluminação eléctrica desta cidade.
1933 — Neste dia e no seguinte esteve na Penha, guardando incógnito, o dr. Oliveira Salazar, presidente do ministério e ministro das finanças.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home