Efemérides vimaranenses: 30 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1653 — Carta do Visconde de Vila Nova de Cerveira, governador das armas, datada de Guiela, mandando notificar aos vereadores para que um deles vá perante ele dar conta das queixas formuladas pela Câmara contra o sargento-mor Francisco de Abreu Soares, que já já foram pedidas por 3 cartas.
1663 — Decreto do D. Prior, datado e notificado neste dia ao Cabido, reprovando a venda de privilégios do D. Priorado feita pelo Cabido em sé vaga e ordenando-lhe sejam dado contas do produto da mesma venda.
1672 — O Arcebispo D. Veríssimo de Lencastre visita a igreja de Aldão. Também visitou a de Creixomil.
1678 — Provisão dando conhecimento ao corregedor da lei de 23 deste mês, de que quem usar ou trazer consigo facas agudas de ponta de diamante de 3 quinas, de sovela e de ponta de oliveira ou outras que sejam agudas na ponta, que eram defesas e proibidas, excepto as necessárias dos carniceiros para o seu exercício, com pena de 2 anos de África e 50 cruzados para acusador e cativos e a mesma pena para os oficiais que as fizessem, permitindo só o uso de facas cortadas na ponta ou rombas.
1707 — Escritura pela qual a confraria do Santíssimo Sacramento, da Colegiada, querendo acrescentar a sua capela, obriga-se ao Cabido pelo prejuízo que disso pudesse acontecer à capela-mor e a não tapar as frestas da mesma, e o pedreiro António Pinto, morador em S .Lourenço de Selho, obriga-se à dita confraria a reconstituir a mesma capela - mor, se esta se danificasse ou arruinasse com a referida obra do acrescentamento.
1838 — Representaram alguns estudantes desta vila, na casa da comédia da mesma, uma peça intitulada "A Disciplina Militar das Tropas do Norte", a qual foi desempenhada sofrivelmente. PL
1871 — Chegou esta manhã o governador civil dr. José Barbosa da Costa Lemos, foi recebido com uma banda de música e pouco mais.
1872 — O Visconde de Margaride entregou uma inscrição do valor nominal de cem mil réis ao asilo de Santa Estefânia; já lhe tinha feito duas dádivas iguais em 30 de Junho de 1869 e 30 de Junho de 1872.
1880 — 6ª-feira. - Teve lugar a bênção solene da capela dos terceiros Franciscanos, que há perto de 5 anos andou a restaurar-se, estucando-se de novo os tectos, concerto e douramento dos altares, fazendo-se de novo oratórios, com vidraça, aos laterais remoção do altar de Santa Filomena, que estava ao lado do evangelho, defronte do púlpito, solho de castanho, anteparo novo, azulejo nas paredes interiores de alto a baixo, encarnação de imagens, banquetas novas, etc. Benzeu-a o comissário da Ordem padre António Joaquim Teixeira e seguiu-se a missa cantada como o fora a bênção, assistindo aos 2 actos, que principiaram às 10 e um quarto e terminaram à meia hora da tarde, a mesa da Ordem. Esta restauração e a da sacristia foi feita por uma subscrição entre os mesários, mas contribuiu com a maior parte da despesa o actual e muito benemérito ministro o comendador Cristóvão José Fernandes da Silva, "O Cidade", a quem se deve a conclusão do hospital e outras muitas obras importantes nesta corporação. Neste mês principiou a colocar-se no sítio o anteparo novo da igreja.
1889 — A Irmandade de Santo António toma posse da igreja das Dominicas. À noite houve iluminação no edifício, música e foguetes.
1892 — A Câmara faz escritura de cedência da igreja das Dominicas à Junta de Paróquia de S. Sebastião para aí transferir a sua sede.Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home