Efemérides vimaranenses: 27 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1558 — Alvará da infanta D. Isabel, Duquesa de Guimarães, ordenando ao seu ouvidor na mesma vila que desse as necessárias providências para que a Câmara satisfizesse, (para) aplicação nas obras do Convento de Santa Clara a pensão anual de 30$000 réis, tiradas do imposto do vinho, pensão que El-rei D. Sebastião concedera ao mestre-escola (cónego) Baltasar de Andrade, instituidor do convento, e que ele ouvidor não consentisse que a mesma Câmara fizesse outras despesas antes de satisfazer este encargo.
1573 — António Lopes, fidalgo, e D. Melícia, sua mulher, desta vila, aforam umas casas que estavam "à Porta da Torre Velha defronte de S. Miguel o Anjo, que é "espital" pertencentes à sua capela que tinham na igreja de S. Paio desta vila.
1672 — O Arcebispo D. Veríssimo de Lencastre visita pela 1primeira vez a igreja de Santa Eulália de Fermentões, e, entre outras providências que ordenou, manda "a João Francisco, de Fervença, e Maria Mendes, viúva, ou sua filha Maria como possuidores dos casais de Fervença consertarão a ponte que levou o rio, para administração dos sacramentos, com pena de mil r’eis, até aos Santos". O vigário passou certidão a 28 de Julho de 173 em como por se não fazerem no tempo determinado as obras mandadas fazer, ao senhor do padroado, nesta visitação pusera o sequestro nela determinado, e notificara aos fregueses não acudissem com os frutos ao rendeiro.
1723 — É feito o tombo com a medição e descrição da igreja paroquial de S. Torcato. - Arquivo da Colegiada.
1846 — Chegou ao Cabido desta vila a notíca oficial de ter sido eleito em Roma o Santíssimo Padre Pio IX; em consequência desta notícia tocaram logo repiques de sinos na Colegiada e mais torres da vila, assim como ao meio-dia, à noite e da mesma maneira nos 2 dias seguintes. Este Papa era novo, apenas tinha 50 e tantos anos de idade. No dia 29 houve Te Deum Laudamus na Colegiada a que assistiu o Cabido. PL
1872 — Às 4 horas da tarde parte embora o dr. Francisco Henriques de Sousa Secco, ex-juiz de direito desta comarca, e quando com o seu pequeno acompanhamento, empregados e pouco mais, desfilava a S. Lázaro, estalou pelos ares uma inferneira de foguetes, e na mesma ocasião repiques de sinos em quase todas as torres, tendo os seus perseguidos , disfarçadamente, pedido licença para com foguetes festejar uma notícia vinda do Brasil. O chantre presidente, de manhã, ordenou ao padre sacristão-mor que prevenisse os seus empregados proibindo-lhes o toque de sino extraordinário esta tarde na torre da Colegiada, sobre qualquer pretexto que lho encomendassem, razão porque nesta torre não houve repique.
1887 — Em procissão de penitência veio, para a igreja da Misericórdia, a imagem do Bom Jesus, da Costa, por causa da bicha; seguiram nos 3 dias as preces ad petendam pluviam, na Misericórdia; aí esteve 15 dias.
1893 — Veio em procissão de penitência a esta cidade Nossa Senhora da Lapinha, por causa do mal das vinhas.
1895 — Decreto nomeando lente substituto de medicina na Universidade de Coimbra o doutor Francisco José da Silva Basto.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home