Efemérides vimaranenses: 25 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1411 — Carta do corregedor de Entre Douro e Minho, dada em Braga, em resposta à dos juízes, vereadores e homens bons de Guimarães, sobre a forma do lançamento da talha para pagar aos procuradores às cortes e Lisboa.
1749 — Carta régia dos privilégios que podia gozar Manuel do Vale Carvalho, por ser em Guimarães vice-cônsul e assessor da Dinamarca.
1842 — Pelas 2 horas da manhã, morreu nesta vila, tendo 38 anos, pouco mais ou menos, o morgado de Portela, Joaquim de Meneres Cardoso (Portela), comendador da Ordem de Cristo, bacharel formado e actual vereador da Câmara Municipal de Guimarães Na noite deste, mesmo dia foi o seu cadáver conduzido em umas andas para a igreja de S. Jorge de Cima de Selho, aonde foi sepultado em jazigo da sua casa. No dia seguinte fez-se-lhe ofício de corpo presente na igreja de S. Francisco com grande pompa. PL - Foi juiz de fora de Esposende. J.L. de F.
1880 — Estando a direcção da Associação Comercial em sessão, entraram na sala alguns sócios da mesma associação, negociantes de mercearia, e disseram vinham recorrer à direcção, pedindo que represente ao Gover.no contra os avisos que acabavam de receber da repartição da Fazenda deste concelho: 1º para não solicitarem guias dos géneros sujeitos ao real d'água, que tenham pago o respectivo imposto neste concelho, quando os vendam para negociantes residentes em concelhos diversos; 2.º para não conservarem nas suas lojas ou estabelecimentos de revenda géneros depositados, ainda mesmo que tenham o imposto pago. A direcção deliberou que, antes de se representar a Sua Majestade, se oficiasse ao Delegado do Tesouro deste distrito, pedindo-lhe seja servido esclarecer o motivo daquelas resoluções, e explicar como se hão-de efectuar as transacções comerciais de maneira que o mesmo género, tendo pago o imposto uma vez, não pague segunda, e como hão-de proceder os negociantes que querem ter um fornecimento de géneros com o imposto pago para ocorrerem às transacções ordinárias do seu comércio.
1910 — Romaria na Costa, andores e 4 músicas.
1912 — S. Tiago da Costa. - Foi proibida a romaria; nada houve.
1928 — Na freguesia de S. Tiago de Candoso, às 4 horas da tarde, houve um incêndio em que morreram 6 bois e 2 suínos.
1932 — Corrida 3.ª na rampa da Penha.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home