Efemérides vimaranenses: 21 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1651 — O D. Prior, D. João Lobo de Faro, queixa-se a El-rei dos excessos com que se têm havido com ele "os ministros da relação de Braga, com geral escândalo desta vila, porque visitando eu nesta minha igreja, mandei prender a um cónego que achei infamado de certo pecado escandaloso e por ser parente de outro que hoje serve de governador do arcebispado e governa o cabido, se valeu dele e logo o mandaram soltar, tomando tais fundamentos que não só me ficavam impedindo a execução da visita, mas usurpando a minha jurisdição; o que me obrigou não cumprir o mandato da soltura oferecendo-me a louvar em árbitros que decidissem a dúvida de jurisdição, na forma do Sagrado Concílio Tridentino, o que não quiseram fazer, antes procederam ad ulteriora intrometendo-se a conhecer em causa em que ficavam sendo partes, e me mandaram declarar e pôr interdito nesta vila e em minha pessoa; e posto que em conservação de minha jurisdição passei pastorais em que declarei tudo por nulo e de facto proferido, e vou procedendo contra os perturbadores e os mais doutos e escrupulosos tenham entendido a jurisdição de meus procedimentos e a nulidade dos de Braga e como tais os não guardem, anda este povo inquieto com eles [...] Seja servido S. Majestade "ordenar se suspendam estes procedimentos até se averiguar a questão por árbitros, ou se tomar assento, porque tenho agravado para juízo da coroa da Relação do Porto, e se não cumprirem a 1.ª carta poderá haver dilação, e entretanto andará inquieta a gente popular desta vila, a que convém atalhar-se".
1676 — Falece na cidade de Miranda do Douro o bispo da mesma, D. André Furtado de Mendonça, ex-Prior de Guimarães. Era 2º filho de João Furtado de Mendonça, comendador de Borba, governador do Algarve, presidente da Câmara de Lisboa, do Conselho de Estado de Portugal em Madrid e presidente do Conselho das Índias; e de sua mulher D. Madalena de Távora.
1721 — O provedor da Misericórdia propôs, em mesa, fosse riscado de irmão o cónego António Pinto Barbosa "por ser motivo e cabeça de não entrar Nossa Senhora da Oliveira na visitação de Santa Isabel na igreja desta Santa Casa, e ser contra os usos e costumes que se observam nela”.
1750 — Faleceu o padre Luís de Faria. Ficaram-lhe filhos de matrimónio por ter sido casado, antes de ser sacerdote, com Josefa de Sousa; foi sepultado, mas já não era subchantre, nem da coraria por ter sido expulso.
1759 — Sentença, dada em Amarante, pelo corregedor de Guimarães, para que o vigário de S. Torcato não continue a impedir que o juiz e câmara do couto se assentem no banco particular ao arco da igreja, defronte donde ele vigário faz estação.
1760 — Fundação da Ordem Terceira de S. Francisco ( u Santo António) numa capela que tinha a porta debaixo da igreja dos Capuchos, para o nascente.
1808 — Neste dia (e não a 18 como por equívoco dizem o Diccion. Popul. e outros) nasce na freguesia de Pencelo o barão de Nova Cintra José Joaquim Leite Guimarães, filho de António José Leite Guimarães e Custódia Maria, instituidor do Estabelecimento Humanitário do Barão de Nova Cintra, no Porto, para rapazes tirados da casa de correcção aí aprenderem artes e trabalhos agrícolas.
1835 — Às 10 horas da noite grande incêndio, o qual teve princípio nas casas de José Leite, do terreiro da Misericórdia, e se comunicou às do Raro, às do António Pereira da Cunha e às do cónego João Baptista, e se não cortassem as imediatas e se não virasse o vento, de certo arderiam as casas daquele corrente até à Porta da Vila. Durou até pela manhã causando a total destruição dos supraditos (4) prédios e a muitos trastes que arderam ou se inutilizaram. PL - As bombas estavam rotas e os canecos quebrados; avaliou-se o prejuízo em 150 mil cruzados. J. L. de F.
1859 — Sai um bando que, percorrendo as ruas do costume, convidava os habitantes do concelho a trajarem 3 meses de luto pesado e 3 aliviados, pela morte da rainha D. Estefânia. A Câmara com a bandeira enrolada e em funeral acompanhava o bando e uma música, durante o trânsito, tocava algumas peças fúnebres.
1868 — Quarta-feira.- Dá o seu 1º espectáculo em circo, no terreiro interior do Convento de S. Francisco, uma companhia de ginástica sob a direcção do italiano Americo Bergonzini.
1885 — Nas escavações a que se procedia na travessa de S. Tiago (vide 25 de Junho de 1885) apareceram mais alguns ossos humanos e uma pedra duma coluna.
1891 — A faculdade de direito da Universidade de Coimbra reunida em congregação final, confere a classificação de distinto ao vimaranense António José da Silva Basto Júnior.
1913 — Greve geral das 4 artes de trabalho, que queriam só 10 horas de trabalho. Terminou a greve em 24 deste mês, perto da meia-noite, havendo então alguns foguetes.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home