Serviço Educativo: Uma Aventura no Museu
Têm sido realizadas várias actividades no âmbito da arqueologia experimental, da música, das artes plásticas, do teatro/dança, da literatura (hora do conto).
Este ano, a Sociedade Martins Sarmento contou, na área da música, com o apoio da Sociedade Musical de Guimarães, ao abrigo do protocolo de colaboração entre as duas instituições, permitindo aos jovens contactarem mais de perto com a música, tendo sido realizadas oficinas de construção de instrumentos musicais antigos, reflectindo algumas das tradições da nossa região. Foi ainda explorada a música do ponto de vista da arqueologia, transmitindo aos jovens, desse modo, noções sobre a origem desta arte, que teve os seus primórdios na Pré-História, e sobre o seu desenvolvimento ao longo de todas as épocas da história até à actualidade.
Nesta aventura no Museu, as actividades realizadas têm como principal objectivo o lançamento de pontes entre diferentes áreas, como as artes plásticas, a expressão cénica/dança e a arqueologia, com a preocupação de transmitir aos mais jovens a compreensão de que há milhares de anos existiram comunidades que povoaram este território, que nos deixaram vestígios que podem hoje ser visitados na Sociedade Martins Sarmento, uma vez que, como é do conhecimento geral, os seus museus são depositários de um importante espólio arqueológico, através do qual se podem compreender as nossas origens. É esta a mensagem que se pretende difundir.
No dia 3 de Julho uma actividade de arqueologia experimental na Quinta do Solar da Ponte, na qual os jovens procederam à realização de uma escavação simulada, contactando mais directamente com a arqueologia e contribuindo para a percepção da importância da preservação e da compreensão do significado dos vestígios arqueológicos. Esta actividade desenvolveu-se com grande entusiasmo e interesse por parte dos jovens envolvidos que, por um dia, vestiram a pele de arqueólogos.
Ainda no domínio da arqueologia experimental, desenvolveu-se uma actividade de execução de cerâmica castreja.
O cursinho tem como principal objectivo aproximar as crianças ao Museu, através da participação activa em actividades de carácter lúdico e pedagógico, inserindo-as em diferentes contextos.
Todas as actividades têm sido do agrado e interesse dos jovens que assim o têm manifestado bem como os seus familiares mais directos.
As actividades prosseguirão até ao dia 31 de Julho, de acordo com o plano de trabalho previsto.
Fonte: Serviço Educativo da Sociedade Martins Sarmento
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home