Efemérides vimaranenses: 18 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1579 — António Gonçalves, mercador no Toural, na nota de Manuel Gonçalves, fia a Manuel Fernandes, vizinho de Antequera, Castela, para não ir para a cadeia, que fora preso pelo alcaide pequeno, por trazer um chapéu forrado a tafetá pela borda, um pelote e uns calções guarnecidos de passamanes e serguilha, de que havia feito auto.
1595 — É eleito novamente "custódio", da província da Soledade, da Ordem de S. Francisco, no capítulo celebrado no Convento de S. Francisco de Elvas, o virtuoso padre frei Pedro de Guimarães
1808 — Nasce na freguesia de S. João Baptista de Penselo o Barão de Nova Cintra, José Joaquim Leite Guimarães, filho de António Leite de Faria e de D. Custódia Maria Machado, irmão do Barão da Glória, António José Leite Guimarães.
1819 — Saiu da Colegiada uma solene procissão de desagravo, por muitos roubos da igreja que se tinham feito em todo o reino sendo roubadas só no arcebispado de Braga algumas 60 (acompanhada de todas as corporações religiosas, tanto regulares como seculares, nobreza, Cabido, Senado e vigário geral do isento com a sua justiça, etc.).
1826 — Continuam na Colegiada as exéquias por D. João VI, havendo laudes, missa com sermão no fim pelo reverendo Evaristo, abade de Santo Adrião, cuja oração foi do agrado de todos, e os 5 responsórios. Assistiu o Cabido com os seus mantos e o Senado da Câmara. Houve missas gerais de 480 réis e deu-se cera ao Cabido, Câmara, clero, corporações religiosas e aos militares. PL
1841 — Efectuou-se a procissão do Anjo Custódio.
1851 — No salão da Associação Comercial do Porto reuniram-se, pela 1ª vez, os sócios da nova companhia composta de 40 sócios para as estradas do Minho - Braga, Guimarães e Penafiel, e nomearam uma comissão para confeccionar os seus estatutos.
1881 — Foi concluída a capela (relicário) na Penha.
1881 — Na noite de 18 para 19 foi assaltada a casa onde morava o virtuoso padre Francisco José Vieira de Faria, da Bornaria, casa do Bom Retiro, freguesia de Azurém, entrando os ladrões até ao quarto dele e tentando estrangulá-lo, o que não puderam conseguir por ele gritar e acudir a criada e os vizinhos, ao sentirem aproximar-se gente safaram-se, deixando o octogenário padre bastante ferido no rosto.
1897 — Neste dia e nos seguintes foi demolido o Passo que estava na Rua Nova de Santo António
1911 — Tendo dado por findos os seus trabalhos nas Caldas das Taipas, onde permaneceu longo tempo, inaugurou neste dia, no edifício dos Bombeiros Voluntários de Vizela, uma série de lições práticas a "Missão Móvel Agrícola Conde de Agrolongo", fundada por este titular e organizada pelo jornal "Comércio do Porto".
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home