Efemérides vimaranenses: 13 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1288 — Carta patente dada por El-rei D. Dinis, em Guimarães, aos seus inquiridores D. Pedro Martins da Costa, pelas ordens, Gonçalo Rodrigues Moreira, pelos fidalgos e Domingos Pais da criação de El-rei, pelo povo, aos quais neste dia e em Guimarães o Arcebispo de Braga tomou-lhe o juramento para que bem fizessem as inquirições do reino.
1564 — El-rei D. Sebastião confirma o seu alvará de 21 de Março deste ano, consentindo na anexação da igreja de Santa Cristina de Arões ao Convento de Santa Clara de Guimarães.
1665 — Miguel Dias Feio faz termo declaratório perante o doutor provedor em como não era padroeiro do altar de Santa Ana, na Colegiada, nem obrigado a fabricá-lo, somente a mandar nele dizer 3 anais de missas e que tinha aí junto suas sepulturas de que usava como o fizeram seus antecessores.
1797 — Faleceu no Convento dos Capuchos, em cheiro de santidade, frei Luís do Porto ou das Chagas. Isto foi em 21 de Janeiro de 1797, e neste dia 13 de Julho de 1806 foi trasladado para o meio da capela-mor.
1825 — A mesa da Misericórdia delibera despedir os médicos João Evangelista de Morais Sarmento e António José de Sousa Bastos, pela razão de aquele estar (por sua moléstia), impossibilitado de assistir aos pobres do hospital, e este também estar quase no mesmo estado e faltarem conhecimentos e caridade para os enfermos; e nomeia para os ditos lugares aos drs. António Joaquim Ferreira de Castro e Manuel José do Souto. - Isto politiquice.
1862 — Retirou caçadores 9 que aqui estava desde 1 de Junho de 1862.
1862 — Chega parte do batalhão de caçadores nº 7 comandado pelo major, e o restante chegou a 1 de Agosto. Retirou a 16 de Setembro de 1862.
1863 — Celebraram-se pomposas exéquias na igreja de S. Francisco pela alma do beneficiado Manuel Lopes Martins de Macedo que desde 1793 até 1834 paroquiara a freguesia de S. Paio de Guimarães (sendo conhecido por "vigário velho") trasladando-se nesta ocasião a sua ossada para um novo mausoléu de mármore que na dita igreja junto do altar do Senhor da Paciência, encostado à parede, mandara erigir seu sobrinho João Joaquim de Macedo, havia pouco tinha vindo do Brasil; o cofre que continha a ossada esteve em elevada eça na capela-mor donde foi conduzido para o mausoléu por 4 egressos, a saber: os reverendos Francisco J. Rodrigues de Carvalho, abade de S. Cipriano d Taboadelo, beneditino de Santo Tirso; Manuel dos Prazeres e Silva, beneditino de Rndufe; José Gabriel da Santa Família, Jerónimo da Costa e Francisco Luís Fernandes, "O Ferrador", franciscano de Guimarães.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
1 Comments:
Apresentação do livro "Cabo do Mundo"
No próximo dia 20 de Julho, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso será apresentado pelo escritor e poeta Albino Santos, às 21h30, o livro “Cabo do Mundo” da autoria de Laura Costa.
Abraço,
Laura Costa
Enviar um comentário
<< Home