Efemérides vimaranenses: 11 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1393 — Joanne Affonso regueifeiro do condestável D. Nuno Álvares Pereira, como procurador do mesmo senhor, dá quitação a este concelho por ter recebido do vereador Vasco Gonçalves Missa em nome do procurador do concelho Gonçalo Anes dito Focinhos,
1592 — Pedro da Silva, desembargador da Relação do Porto estava nesta vila tomando residência ao ex-provedor da comarca Diogo Monteiro de Carvalho.
1595 — Sentença da Relação do Porto dando provimento ao agravo da Câmara, proposto pelo procurador dela Domingos Simões contra o provedor Heitor Homem de Mello, que pretendia que ela apresentasse o tombo da Gafaia dos Lázaros por onde constava a instituição que a Câmara não tinha e já há 70 anos movendo-se igual dúvida fora sentenciado que a Câmara era a sua administradora pois estava em posse embora lhe faltasse o título de instituição.
1663 — Carta do Conde de S. João, de Ponte de Lima, pedindo à Câmara não só as bandeiras que na campanha passada mandara ao exército, mas todas quantas houver, obrigando-se ele à restituição.
1798 — A vereação mandou que em 3 dias, sob pena de 6$000 réis, os mesteirais e vendedores a retalho tirassem as empanadas de madeira, por causar disformidade ao aspecto público. E como se esperava a vista do Augusto Príncipe que vinha a esta província assistir ao acampamento de Gilmonte e para prevenir com tempo mandou: os negociantes de lãs e sedas seriam obrigados a toldar as ruas desde a Porta da Vila à Colegiada e as mais que se ordenasse; os ourives aprontariam um fogo de artifício para a noite
1808 — O Cabido nomeia tenentes do "batalhão de privilegiados das Tábuas Vermelhas" os seguinte: para a 1ª companhia, João Baptista Felgueiras, bacharel em leis, para a 2.ª, Lourenço Machado Gusmão Coelho; para a 3.ª, Luís Pedro Felgueiras, para a 4ª, João Leite, da Rua de Pombeiro; para a 5.ª, António Cardoso de Meneses.
1868 — É concedido ao conselheiro José Joaquim Vieira, governador civil do distrito de Braga, a mercê de Barão de Paçô Vieira, em duas vidas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home