Efemérides vimaranenses: 9 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1349 — O Cabido empraza a igreja de Santiago de "Condooso" (Candoso) com todos os seus direitos e pertences, a "Antoninho Steuez daijom de Lamego" e cónego de Lamego, pela renda anual de
1626 — O cónego Gaspar Estaço de Brito, morador na Rua de Santa Maria, disse, na nota de Manuel Fernandes, " que ele compusera um livro intitulado Várias Antiguidades de Portugal de que o parecer de homens doutos resultou serviço e honra deste reino, o qual se acabou de imprimir pelo Natal passado, findo ano de 1625, que haverá pouco mais ou menos 7 meses, o qual livro se vende por ordem do reverendo padre frei Manuel Estaço, da Ordem de Santo Agostinho, seu irmão, em Lisboa, Coimbra e no Porto e noutras partes deste reino e ora veio à sua notícia dele constituinte que na cidade de Évora por algum livreiro ou livreiros se vende o dito livro por outra via em preço secretamente ou trazido de fora, do que ele constituinte não é sabedor, que é em grande detrimento seu pela muita despesa que fez na impressão, pelo que lhe convém impedi-lo ou demandá-lo por cem? E como mais for justiça" para o que fazia seu procurador o dito seu irmão frei Manuel Estaço, não só em Lisboa onde era morador, mas também em todo o reino. Foram testemunhas desta procuração, escrita pelo dito Manuel Fernandes, Jerónimo de Espinhosa e Pascoal Francisco, familiares dele Gaspar Estaço, que assinou só estes 2 nome e sobrenome, pelo que estando no princípio desta procuração o nome e 2 sobrenomes aí foi riscado o 2.º sobrenome de Brito.
1750 — A Ordem Terceira de S. Francisco, como herdeira de D. Diogo de Torres, natural desta cidade e falecido na do Porto, onde residia, faz entrega de dois contos de reis à irmandade de S. Pedro, conforme contratara, para esta mandar dizer missa quotidiana no altar do Senhor Jesus na igreja de S. Sebastião e o capelão que a disser acompanhar a irmandade do mesmo Senhor todas as vezes que ela saia fora; esta irmandade não quer aceitar o legado por achar pequeno o donativo, exigindo 2:400$00 réis.
1779 — Provisão do D. Prior de Guimarães, como padroeiro da capela ermitério do Bom Jesus, junto da ermida de S. Roque de Santa Catarina, nomeando os 6 padres capinhas do coro da Colegiada para administradores da dita capela ermitério instituída pelos padres Leandro Correia e Francisco Ferreira.
1829 — Neste dia e em 10 e 12 houve touros e máscaras no Campo da Feira, pelo mesmo objecto do dia 7. PL
1836 — Participou o governador civil de Braga para esta vila, que ainda se estava em dúvida se S. S. R. viria a Guimarães, pois de supunha que só viria a Braga e depois ao Porto e daí embarcaria outra vez para Lisboa. Em consequência desta notícia mandou a Câmara suspender os preparativos que se andavam a fazer para a sua entrada. PL - Não veio a Guimarães . J.L de F.
1850 — Pegou fogo numa cela do Convento de Santa Clara. Acudiu uma imensidade de povo e o destacamento de infantaria 13. Conseguiram apagá-lo sem mais grave prejuízo.
1868 — Quinta-feira. De tarde saiu o Senhor dos Passos, do Campo da Feira, em procissão de penitência ad petendam pluviam. Antes de sair a procissão, pregou o padre Domingos Ribeiro Dias
1884 — A Câmara resolve que a abóbada da capela do cemitério seja feita de madeira e estuque e não de pedra.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home