Efemérides vimaranenses: 8 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1563 — Por estar ausente para o Concílio Tridentino o Arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires, é feita visita pastoral pelos doutores Manuel Coelho, Bartolomeu Fernandes e Pedro Jorge, seus visitadores, à igreja de Fermentões, nada deixando capitulado por nada haver digno de ser mencionado.
1655 — O dr. Paulo de Mesquita Sobrinho doa por escritura 200$000 réis à Misericórdia para esta mandar fazer a festa anual à Santíssima Trindade, vésperas e missa solene, dando por assistência a ela 100 réis a cada um dos seus capelães, às merceeiras e ao moço da sacristia. Desde 1878, em virtude da redução dos legados feita pela Santa Sé, somente se canta a missa sem haver sermão e vésperas, nem distribuição dos 100 réis aos capelães, etc.
1663 — O Conde de S. João, estando em Ponte de Lima, escreve ao D. Prior para que mande imediatamente marchar as duas companhias de privilegiados de Nossa Senhora da Oliveira, porque o inimigo saía com muita pressa e numeroso exército e por tal motivo precisava valer-se de tudo que havia na província mas ainda do socorro das outras.
1823 — Chega de Lisboa um próprio com a notícia de haver sido concedido o título de Visconde do Peso da Régua, a Gaspar Teixeira e o de Visconde da Azenha, a Martinho Correia, e outras muitas concessões àqueles que cooperaram para a revolta de Trás-os-Montes a favor da realeza. Os habitantes da vila receberam a notícia com tanta satisfação que iluminaram suas janelas em 3 noites seguidas. PL
1834 — Te Deum na igreja de S. Pedro pelo aniversário do desembarque do sr. D. Pedro IV, em Lavre e mais das tropas constitucionais em 1832. Assiste o Cabido, alguns frades, ainda de hábitos, porém neste mesmo dia tiveram ordem para sair dos conventos e largar os hábitos, autoridades civis e militares. À noite houve iluminação geral, andando uma música a tocar hinos constitucionais e alguns encamisados recitando versos. No seguinte ano de 1835 houve repiques e luminárias. PL
1854 — Sábado - Na feira apareceram atravessadores a comprarem os cereais (ano de carestia) o que fez logo subir o milho a 700 éreis, porém, intervindo as autoridades, desapareceram e os géneros baixaram ao preço ordinário.
1861 — Decreto, renovando em 2ª vida, o título de Conde de Vila Pouca, a Rodrigo de Sousa Teixeira da Silva Alcoforado, que fora de seu pai, de igual nome.
1884 — Instalação de um centro legitimista, na Rua do Muro, cujos membros eram: Dinis da Costa Santiago, presidente, António Vaz Vieira de Nápoles, secretário, José Joaquim Gomes, tesoureiro, Ricardo de Freitas Ribeiro, Manuel José Teixeira de Carvalho, António José de Passos, António José de Abreu Campo Santo, José Ribeiro Gomes de Abreu e o padre Francisco José Vieira de Faria, vogais. Foi efémero. - NB : O António Vaz, depois dizia que lhe puseram o nome como presente, quando somente apenas foi à casa procurar um indivíduo, e declarava que era constitucional como o foram os seus antecessores, da Casa do Toural.
1885 — A direcção administrativa do asilo de Santa Estefânia e a comissão nomeada para elaborar o projecto do novo regulamento interno do mesmo asilo, encarregaram desse trabalho o padre João Gomes de Oliveira Guimarães, reitor de Mascorelos e depois abade que era vogal da mesma comissão.
1912 — Chegou a esta cidade um forte destacamento de infantaria nº 5 com a sua oficialidade, retirando à noite por ordens superiores.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home