Efemérides vimaranenses: 3 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1219 — D. Afonso II, em Guimarães, confirma pela 2.ª vez, o foral que D. Sancho I dera a Bragança.
1375 — Bula do Papa Gregório XI, dirigida ao Arcebispo de Braga, datada de Avinhão, ordenando o sequestro das rendas do chantrado de Santa Maria de Guimarães, a requerimento de D. João Lourenço, em virtude de ter sido interposta a apelação da sentença que julgou válida a sua eleição para chantre.
1635 — O abade de Polvoreira, Francisco Antunes de Morgade, reconhece no tombo das freiras de Santa Clara de Vila do Conde que o padroado de Polvoreira era desse convento: que ele fora apresentado por Breve Apostólico em virtude da renúncia de seu tio, também Francisco Antunes, com o consentimento da abadessa.
1696 — D. António de Vasconcelos e Sousa, bispo de Lamego e ex-Prior de Guimarães, foi um dos bispos que conduziram o cofre com o corpo da rainha Santa Isabel na procissão de transferência para o colocar na capela-mor da nova igreja de Santa Clara de Coimbra, e no dia seguinte, foi diácono do evangelho, no pontifical que lá se celebrou, o cónego da mesma cidade, D. João de Sousa, que também veio a ser D. Prior de Guimarães.
1699 — Carta de licença régia, ao bacharel em medicina e filosofia, pela Universidade de Salamanca, António Pereira Alves, natural da vila de Amarante e residente na de Guimarães, para poder usar a clínica neste reino de Portugal.
1729 — Provisão confirmando o aforamento feito pela Câmara a António Gomes de Carvalho, desta vila, de um rocio ou campo da banda de fora do muro, junto à porta da Torre Velha, para fazer casas, com pensão anual de 1$200 réis, cuja confirmação é com condição de que encostadas as casas ao muro, que ia fazer, se afastem, da Porta, vara e meia e em distância de uma vara do muro possa quebrar os penedos que estão na mesma área aforada.
1782 — Provisão nomeando cirurgião para as Caldas das Taipas nos 3 meses de Julho, Agosto e Setembro, onde concorria muita gente aos banhos, para assistir aos doentes a Francisco José Antunes, da freguesia do Salvador de Souto, com o partido de 30$000 réis pago do cabeção das sisas dos concelhos da comarca.
1823 — Despacho reintegrando o vimaranense Rodrigo Navarro de Andrade no lugar de Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário junto de Sua Majestade Imperial e Real Apostólica.
1882 — Apareceu arrombada, na igreja das Capuchas, a caixa das ofertas a Santo António e esforçada a de Nª Sª Madre de Deus, mas esta era chapeada de ferro.
1882 — Alvará régio aprovando os novos estatutos da companhia de caminho-de-ferro de Guimarães em substituição dos aprovados por alvará de 18 de Agosto de 1880.
1911 — O académico militar Aurélio Pereira Silva Quintanilha que neste dia fez acto de química orgânica, na Universidade de Coimbra, ficando aprovado com 15 valores, não se conformando com esta classificação, esperou ao Arco do Bispo o professor da respectiva cadeira, Álvaro José da Silva Basto, distinto vimaranense, e agrediu-o. O académico foi capturado e o reitor da Universidade fez afixar um edital nos Gerais e no Museu suspendendo os actos daquela cadeira, para só recomeçarem no mês de Outubro.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home