Efemérides: 3 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1553 — É assinada em Lisboa a última concordata feita entre a sé de Braga e a Colegiada de Guimarães respeitante à jurisdição do Arcebispo e a do Dom Prior.
1645 — Provisão régia extinguindo a dança da judenga e se não faça mais a fim de evitar grandes escândalos. Foi a requerimento dos moradores da vila em cujo requerimento descrevem a dança, o que é muito curioso.
1658 — A Câmara condena os da freguesia de Cunha por não terem vindo varrer na festa de Santa Isabel.
1831 — Recebeu-se o Cara de Gato, viúvo, morador na Rua de Gatos. Tinha alguns 50 anos e a mulher com quem se recebeu era uma grande bêbeda. Este casamento causou grande admiração, de maneira que quando eles vinham da igreja de se receber, foram acompanhados por uma imensidade de rapazes, dando-lhe grandes apupos. PL
1838 — Foi o primeiro dia em que não esteve tanto frio (à excepção de uns poucos de dias no princípio do mês passado) pois desde o princípio do Inverno até esta parte, fez sempre frio, ou chuva, sendo esta em uma abundância tal e tão continuada, tanto no Inverno como na Primavera, que coma as cheias que fez, causou bastantes estragos. Ainda neste dia havia muito vinho por limpar, do pouco que escapou ao frio e às névoas. PL
1881 — De tarde, um carro que ia para S. Torcato, ao chegar ao lugar da Madre de Deus, tendo-se-lhe quebrado as molas, tombou todos os passageiros que iam nele, ficaram mais ou menos gravemente feridos, uns com pernas ou braços quebrados, outros com ferimentos e contusões no corpo e cabeça; quem ficou mais gravemente ferido foi o ourives "conteiro"
1907 — A Câmara aprova um regulamento de salubridade das edificações urbanas no concelho de Guimarães.
1910 — O Príncipe Real D. Afonso, tio de El-rei D. Manuel, foi a Vizela assistir a um almoço que lhe ofereceu o Conde de Bettencourt, no Grande Hotel Cruzeiro do Sul, e depois de visitar o parque e os estabelecimentos balneares dirigiu-se, em automóvel, para o Porto.
1911 — Principiaram a tirar as grades do Toural e levaram-nas para fazer um mercado nas Taipas.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home