Efemérides: 30 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1258— Falece S. Gualter, fundador do 1º Convento
1654— Carta de El-rei D. João IV ordenando à Câmara mande pôr nas portas e lugares mais públicos da vila inscrições lapidares declarando a Santíssima Virgem Imaculada por padroeira do reino. Ainda existem: uma colocada desde esta data num cunhal da frente da Câmara; outra, que era da Porta da Vila, está guardada na igreja de S. Miguel do Castelo, e outra, que foi da porta e torre de S. Bento, existe no quintal da Casa dos Laranjais.
1805— Solene exposição ao público, do corpo de S. Torcato, que até esta data existia encerrado num túmulo de pedra na capela de Santa Catarina, contígua à igreja do mosteiro do mesmo santo e é trasladado para um altar na mesma capela, com assistência do Arcebispo de Braga, D. frei Caetano Brandão, Cabido e autoridades de Guimarães, etc., sendo orador nesta solenidade o franciscano frei Manuel Luís da Conceição, leitor de teologia e filosofia. O Cabido, como padroeiro da igreja de S. Torcato, oferece neste dia na Casa do Gilde, um lauto jantar, ao Arcebispo, em que tomaram parte diversas pessoas, o qual custou 340$660 réis sendo uma grande parte da importância de doce para a sobremesa.
1852— Neste dia dizia o "Periódico dos Pobres no Porto" : "É tanto o povo que concorre à festa de S. Torcato, em Guimarães, que se formos a avaliar pelas pessoas que vão desta cidade, Guimarães não tem capacidade para acomodar tanta gente."
1863— Às 10 horas da manhã houve incêndio nas casas da Quinta da Várzea, em Fermentões; morreram 3 bois e arderam as roupas dos criados.
1877— Sábado. - A corporação dos bombeiros voluntários festeja S. Marçal. Ao fim da tarde conduzem-no processionalmente da igreja
1887— O Ministro da Fazenda, Mariano de Carvalho, apresentou à Câmara dos Deputados uma proposta de lei autorizando o governo a conceder à
1888— Concerto musical no salão do asilo de Santa Estefânia, onde já no dia 27 tinham dado outro em seu proveito, em benefício do mesmo asilo, pela distinta violinista Gabriella Neusser e por Manuel Dordal, concertista de piano.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home