Efemérides: 28 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1147 — D. Afonso Henriques cercou Lisboa.
1632 — O Cabido constando-lhe que o tesoureiro-mor Baltazar Dias d'Afonseca trazia armas, o que era contra as leis da Colegiada, delibera multá-lo em 8 dias de risco, bem como em outros 8 por fazer demanda ao Cabido sem primeiro pedir licença, e em mais 60 dias "por constar que falou contra as pessoas do Cabido chamando-lhe cabrões, judeus e soltar outras palavras infames, visto ser afronta grave e o dito tesoureiro acostumado a fazê-las".
1670 — Em vereação condenaram 2 marchantes por não darem bons touros
1786 —
1824 — Decreto fazendo mercê do título de Barão de Vila Seca, em sua vida, ao vimaranense Rodrigo Navarro de Andrade, do conselho de El-rei e seu ministro plenipotenciário e enviado extraordinário na corte de Viena de Áustria.
1859 — Chega a esta cidade, Joaquim Correia de Melo, deputado por Guimarães, com o decreto que nomeava governador civil de Braga o Conde da Azenha, Bernardo. À noite os amigos do conde fizeram tocar uma banda de música á sua porta, deitando foguetes e dando todas as provas de regozijo. Depois das 11 horas correrem tambores as ruas da cidade com a música.
1890 — Inaugura-se no Campo da Feira uma feira anual de gado vacum e cavalar. Faleceu em 1892.
1901 — Às 11 horas da manhã chegou, vindo directamente de Lisboa, o nosso querido e estimado deputado João Franco Castelo Branco para assistir ao enterro do assassinado Francisco (Agra)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home