Efemérides: 26 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1371 — Frei Joane do Cano, guardião do Mosteiro
1572 — Alvará de El-rei D. Sebastião, havendo por bem que os caseiros da igreja de Nossa Senhora da Oliveira de Guimarães, que estavam assentados para ir na armada de que era capitão geral D. Duarte, seu tio, não fossem obrigados nem constrangidos a ir nessa mesma armada, por terem privilégios dos reis passados.
1744 — Foi colocado no cimo da torre da Colegiada o actual sino do relógio pertencente ao município.
1805 — Neste dia é trasladado, do sepulcro para o altar em que no dia 30 deste mês havia de ser solenemente exposto à veneração dos fiéis, o corpo de S. Torcato, fazendo-se no auto de exame do corpo a declaração (escrita por Pedro Inácio
1821 — É reeleito 5ª vez, por 53 votos, para um dos 4 lugares de secretário no Congresso Nacional, o bacharel
1866 — Às 6 horas da tarde grande trovoada; desprenderam-se duas lâmpadas na Colegiada; uma faísca no campo da Quintã, outra no quartel e duas na freguesia da Costa.
1901 — Morreu na sua quinta de Agra, em S. Torcato, vítima de um tiro de espingarda que traiçoeiramente lhe atirou de trás de uma parede, "José Segade", o nosso considerado vimaranense
1911 — Na noite deste dia para o seguinte foi apedrejada a casa da redacção do jornal monárquico o "Comércio de Guimarães" e inutilizaram com excremento as portas do seu estabelecimento na Rua da Rainha e, esforçando-as, quebraram as portas. Parece que tudo isto foi feito das 2 às 3 horas da manhã do dia 27.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home