Efemérides: 25 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1483 — Sexta-feira. - Das 9 às 10 horas deste dia, em Évora, foi degolado o Duque de Bragança e de Guimarães, por traição contra El-rei, estado real e reino.
1723 — Em vereação foi mandado que todos os porteiros da vila tragam vara verde para serem conhecidos e quem a não quisesse trazer fosse suspenso. Um deles foi suspenso.
1775 — D. Francisco Solha, morador na Rua da Fonte Nova, obriga-se por escritura a construir, por 600$00, o bom órgão da igreja da Misericórdia.
1826 — Festeja-se a imagem de Santa Bárbara, na capela dos Terceiros Dominicos, e de tarde sai a procissão com figuras e coros de música. Na véspera à noite houve uma máquina e fogo solto.PL
1836 — Entrou no Campo Santo desta vila (cemitério), o cónego Luis de Melo Pereira Sampaio, a cavalo, correndo algumas das ruas do mesmo para ver uma flor que lhe tinham dito haver naquele santo lugar. Desta maneira entrou neste recinto respeitado por todas as nações, ainda as mais bárbaras, este presumido fidalgo e estúpido bacharel formado, que pela sua ignorâncias não advertiu que ia cometer uma acção que seria taxada de criminosa, ainda mesmo a um homem que nenhum vulto fizesse na sociedade. PL.
1879 — A Câmara delibera que a feira semanal, a do gado bovino e suíno, passe a ser no Campo do Salvador
1885 — Andando a proceder-se na travessa de S. Tiago, antiga Rua das Mostardeiras, ou também dos Pasteleiros, a escavações para fazer o cano (da água?) e concerto da mesma, apareceram, a
1886 — De tarde procedeu-se à medição e vistoria para a demolição, por utilidade pública, da capela de S. Tiago da Praça.
1923 — Às 11 horas da noite, numa taberna da Rua
1931 — Morreu o dr. Joaquim José de Meira médico cirurgião, mui abalizado operador, fizera 73 anos a 19-III-1931, era pai do saudoso dr.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home