Efemérides: 23 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1467 — O Arcebispo anexou a igreja de Santa Maria de Souto, por consentimento do duque, vaga por morte de Gonçalo Carvalhães, à conesia de Guimarães, possuída por João Afonso, somente em sua vida.
1488 — A instâncias de frei Pedro, guardião do Convento
1608 — Sentença do juiz de fora obrigando os moradores de Cunha e Ruílhe a varrerem a praça e açougues da vila em todas as vésperas de festa da Câmara, etc.
1705 — Faleceu o padre Torcato Peixoto de Azevedo, autor das "Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães" e deixou mais 34 volumes manuscritos.
1808 — António
1809 — Faleceu, no hospital da Misericórdia, António Italiano, soldado francês.
1839 — Depois de se recolher a procissão do Santíssimo Sacramento de S. Sebastião, travou-se uma desordem entre 2 indivíduos, dentro da igreja, por causa de uns cravos, da qual resultou um ferir o outro com uma chave e entrar o ferido a dizer que estava a igreja interdita. Em consequência deste acontecimento o pároco declarou haver interdito, mudando-se o Santíssimo Sacramento para a igreja de S. Pedro e mandando fechar a igreja, representando ao vigário capitular de Braga para este providenciar como é costume
1881 — Ao escurecer apareceu no nosso horizonte um formoso cometa de grande cauda. Tendo o nascimento a noroeste e o ocaso a nordeste. O povo vê sempre nestes casos o prognóstico de grandes calamidades, e nesta ocasião o prejuízo redobrou, porque o seu aparecimento coincidiu casualmente com a profecia de um célebre astrónomo italiano que pressagiava o fim do mundo a 15 do próximo Novembro.
1933 — Sexta-feira. -Principiaram as obras para a construção do monumento a João Franco.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home