Efemérides: 21 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1122 — O vimaranense D. Afonso Henriques lançou a 1ª pedra no mosteiro
1657 — Carta do governador das armas D. Álvaro de Abranches, em Caminha, à Câmara, para esta notificar as ordenanças e fidalgos a acudir imediatamente à praça de Caminha, onde ele estava, por o inimigo ter entrado nesta província.
1693 — A varonil Catarina das Chagas, instituidora do Convento das Capuchinhas em Guimarães, tendo ido a Roma, disfarçada, em trajes de homem, para evitar os perigos da jornada, ao cabo de 3 anos, protegida por cartas de El-rei D. Pedro II e dos duques do Cadaval, consegue, do pontífice Inocêncio XII, a aprovação para o seu Instituto e regra 1.ª de Santa Clara.
1739 — Entrou no hospital da Misericórdia, Domingos, solteiro, de S. Tomé de Abação, "para se curar de uma queda que apanhou de um dia de touros".
1808 — Os cónegos Gusmão, Bacelar, Couto e mestre-escola coadjutor, foram para a guerra e o padre capinha, Lemos, foi para Amarante para a guerra; assim o diz o livro da contagem do coro que os tem por ocupados em serviço da igreja. O Bacelar veio descontar-se no dia 23, o capinha em 24, o Gusmão já tem faltas em 28 e o Couto em 2 de Julho.
1826 — Principia a construção do actual corpo da igreja de Santo Estêvão de Urgezes.
1828 — Já de noite entra o capitão do Reboto com uns poucos de milicianos e paisanos armados, o qual chegando ao Toural deu vivas ao sr. D. Pedro IV, à sr.ª D. Maria II e à Constituição, andando depois com esta gente patrulhando pela vila. PL.
1829 — Foi sepultado na igreja da Misericórdia o major Almeida, de Santa Cruz.
1868 — Sábado.- Desordens em Brito por causa da exportação do milho.
1871 — Concerto do distinto harpista Adolpho Siodén, no teatro D. Afonso Henriques, sendo muito aplaudido.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home