Efemérides: 19 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1215 — Bula do Papa Inocêncio III que confirma o privilégio que El-rei D. Sancho deu ( por carta de 29 ou 30, as cópias divergem nos dias) de Dezembro do ano de 1210 aos cónegos de Guimarães.
1751 — Os quinhoeiros da água que vem da fonte de S. Romão para as Hortas do Prior elegeram juiz da dita água para a repartir, convocar os quinhoeiros para as facturas e concertos dos regos a Bento de Sousa Capelo, morador nos Trigais, quinhoeiro da mesma água. - Foi
1770 — A Misericórdia concorda na escolha de local para cemitério e construção do mesmo no campo do capitão Farrapo que a expensas do D. Prior de Guimarães se andava a arranjar, a fim de neste "Campo Santo" serem enterrados os pobres e deixar de o serem no adro de S. Sebastião e antes o eram no claustro da Colegiada. Nesta da ta também o Arcebispo concedeu ao mesmo D. Prior, D. Domingos de Portugal e Gama, licença para mandar benzer o dito cemitério que se estava construindo.
1846 — Houve um grande barulho no terreiro
1847 — À noite, prendeu o regedor da Sª da Oliveira, desta vila, um homem que tinha uma lojinha ao pé
1867 — A Câmara Municipal representa à dos Deputados pedindo rejeitem o pedido feito pela Câmara de Lanhoso para que se lhe anexassem ao concelho as freguesias de Donim, Castelões, Arosa e Gondomar.
1887 — Tomou capelo, na Universidade de Coimbra, o padre
1890 — Principiou a construção da Fábrica de Cutelaria, sita no Campo da Feira, e principiou a trabalhar a vapor em 8-VII-1901.
1895 — Em sessão municipal o presidente da Câmara apresentou uma proposta, elaborada pelos engenheiros civis
1878 — Inauguração da linha telegráfica daqui (Guimarães) a Fafe.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home