Efemérides: 16 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1666 — Em vereação: os marchantes recusaram-se a cortar a carne a 13 reis com condição de a pesar com ganchos como em Braga; a Câmara com os da governança, tendo poder para constranger a fornecer os mantimentos pelos meios que lhes parecer, mandou-os prender e carregar de ferros. Os marchantes, eram 3, agravaram para onde pertencesse e também o padre António de Oliveira, filho de um deles, disse que agravava por prenderem seu pai sem estar presente o juiz de fora.
1731 — Jerónimo Vaz Vieira de Melo Alvim requereu à Câmara, que estava em sessão, lhe prorrogasse até Janeiro o prazo para pôr corrente o forno da vila, por não ter tempo no prazo marcado nem achar forneiro. A Câmara atendendo a que não era agora tempo de cortar lenhas, prorrogou até Setembro. Ele pediu vista do acórdão para recorrer para a Relação do Porto.
1754 — Alvará nomeando alcaide-mor de Guimarães o vice-rei da Índia, D. Luís Mascarenhas, conde de Alva, deputado da junta dos três estados e do conselho de Sua Majestade. A alcaidaria estava vaga pelo óbito do conde de Monsanto, D. Fernando de Noronha.
1759 —
1790 — Tendo-se determinado que o festejo dos touros fosse no terreiro da Misericórdia por ser mais cómodo para isso, em vereação, deste dia, mandou-se que ali se conservasse indefectivelmente sem que se possa mudar, se não por ordem expressa da Câmara.
1839 — Foi assassinado com um tiro de espingarda um rapaz da Quinta das Lamas, da freguesia de Pentieiros, o qual era filho do defunto José Pinheiro Caldas e o qual tinha sido noviço no Convento
1865 — Houve grande trovoada, pouco demorada; caiu uma faísca na Rua da Cancela que matou duas galinhas e assombrou o braço a uma mulher, e outra num pinheiro com bandeira anunciador de festa na Santa da Cruz, em Creixomil.
1910 — Decreto, desta data e publicado no Diário do Governo de 23 deste mês, designando os imóveis que devem ser considerados monumentos nacionais, e entre eles os seguintes de Guimarães: Monumentos pré-históricos, antas e outros monumentos : "Anta de Polvoreira". Monumento lusitanos e lusitano-romanos: Castros:"Citânia de Sabroso". Marcos miliários (série capela):"Braga e Guimarães (2 marcos). Inscrições:"Lápide das Taipas (Ara de Trajano). Igrejas:"Igreja de S. Miguel do Castelo, de Nª Sª da Oliveira, de S.Domingos (Claustro), de S. Martinho de Candoso." Cruzeiros : " Cruzeiro de Nª Sª da Guia". Castelos:" Castelo de Guimarães".Padrões:"Padrão
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home