Efemérides: 14 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1541 — O infante D. Duarte, filho de El-rei D. João III, estando no Real Mosteiro da Costa a cursar os estudos, passa procuração a El-rei para administrar, em seu nome, o priorado de Santa Cruz de Coimbra em que estava provido pelo Papa, em razão de não poder fazer tal administração, por estar prosseguindo no estudo das letras.
1719 — A Câmara aprova um regimento para os curtidores de courama e solaria e outro para as padeiras.
1729 — O D. Prior D. João de Sousa manda afixar nas portas principais da Colegiada um seu edital proibindo, sob pena de excomunhão maior que na dita igreja continue o abuso de na véspera do Corpo de Deus e de outras festas, haver máscaras, representações, danças e bailes; e havendo transgressões a esta sua ordem, manda que o seu meirinho os prenda na cadeia da correição e sendo seculares faça assento da prisão a ordem dos ministros de El-rei a quem dará conta.
1834 — Indo tomar posse da paróquia do Salvador de Balazar, o padre José
1867 — A
1877 — É datado deste dia um ofício enviado ao dr. Martins Sarmento pela Câmara de Viana, com a cópia de uma sessão extraordinária agradecendo a consideração com que tinham sido recebidos José Alfredo da Câmara Leme e o Visconde da Torre das Donas, que como delegados daquela cidade examinaram as ruínas da Citânia na 1ª conferência arqueológica.
1881 — Deu a 1ª récita, no teatro D. Afonso Henriques, com a Morgadinha de Val-Flor, a companhia de D. Maria, de Lisboa, vindo nela Emília Adelaide. Continuou a dar em espectáculo os dramas "Dora", "As Enjeitadas", etc. Veio quase substituir a companhia do Príncipe Real, do Porto, que no mês passado aqui nos mimoseou com operetas "A Pericole","Dragões d'El-Rei", "Doutor Picolo", etc. Vinha nesta companhia a célebre cantora Manzoni.
1886 — Comício popular, de tarde, promovido pela comissão de vigilância, no salão da Associação Artística, para representar ao Governo pedindo que não autorize o empréstimo de 38:000$000 reis votado ultimamente pela Junta Geral do Distrito de Braga, e que mande proceder a uma rigorosa sindicância à escrituração e administração da mesma Junta.
1908 — Durante a corrida de touros, alguns rapazes subiram a uma árvore que defronta com a praça dos touros, pelo lado da estrada de Braga, e em tão má hora que vieram abaixo, ficando 2 muito feridos e 1 oficial de barbeiro, da Lixa, tão maltratado que se receava pela sua vida.
1921 — A
1925 — Veio Nossa Senhora da Oliveira, com o rosto coberto, à Penha; ordens braguesas.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home