Efemérides: 15 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1605 — Em vereação foi acordado: Que ninguém na vila e arrabaldes terá casa ou palheiro colmado, mas sim de telha, sob pena de mil réis; e também que ninguém dentro em sua casa tivesse esse palheiro de palha, nem carqueja, sob pena da mesma pena.
1729 — É afixado à porta da igreja da Real Colegiada, um edital do D. Prior, D. João de Sousa, em que impõe pena de excomunhão e de prisão às pessoas que entrarem na mesma igreja mascaradas, ou com qualquer outro traje, fazendo bailes e danças.
1770 —
1795 — Provisão concedendo aos moradores de Brito licença para tirar água do rio Ave acima da ponte
1823 — Sai da igreja
1834 — Veio a ronda da Lapinha conforme o seu antigo costume, com a diferença que desde que entraram na vila até saírem não tocaram sinos nem tambores
1858 — Portaria que manda entregar vários documentos do arquivo da Colegiada a um comissário, para este os levar para a Torre do Tombo, cuja portaria só teve execução em 1863, depois de reforçada com outras.
1884 — Pelas 11 horas da manhã, inaugura-se no palacete de Vila Flor (Cavalinho) a Exposição Industrial Vimaranense, a 1.ª concelhia de Portugal, da qual foi visitador oficial e fez um relatório muito honrosos para os vimaranenses, Gustavo Adolfo Gonçalves e Sousa, director do Instituto Industrial do Porto. Como comemoração a imprensa local, colectiva, publicou e distribuiu, após a cerimónia, a folha única "A Indústria Vimaranense" grátis.
1887 — Chegou a Guimarães um pára-raios para ser colocado na igreja de S. Torcato.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home