Efemérides: 17 de Junho
Ronda da Lapinha (1899).
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1628 — Em vereação deliberaram mandar limpar os muros, torres e muralhas, das heras ervas, etc., e quem os tem tapados, dentro em 15 dias os ponha livres como dantes estavam. Custou a limpeza 5$200 réis.
1781 — Contrato por escritura em que o carpinteiro
1827 — Dá entrada na cadeia da correição Joana Maria, de 26 anos, natural da cidade de Braga, casada com António
1835 — Nesta vila e arrabaldes há uma grande trovoada que faz grandes estragos, levando sementeiras inteiras, e havendo em partes uma saraiva tamanha que chegou a quebrar vidros em algumas casas das aldeias, tendo em toda esta lua trovoadas, ou mais fortes ou mais leves. PL.
1850 — Achava-se nesta vila D. Filipe de Pellon, dentista espanhol que havia pouco esteve no Porto. Aqui estava fazendo operações que chamavam a atenção dos inteligentes, algumas das quais recusou fazer certo dentista que actualmente assistia na cidade do Porto.
1871 — Sábado. - Grande desordem entre vários partidários das duas filarmónicas da cidade; houve 2 feridos, 1 dos quais era oficial da administração do concelho. O administrador, dr. Rodrigo Portugal, apareceu no local com 50 praças, passado mais de uma hora depois de acabado o conflito.
1871 — Celebra-se o 25º aniversário da eleição do Papa Pio IX; em S. Pedro, às 7 horas da manhã, missa cantada e Te Deum, e na Colegiada uma esplêndida festividade em que foi orador o dr. Ramos de Braga; a música foi a filarmónica vimaranense.
1883 — Domingo. - De noite evadiu-se da cadeia Bernardo José Diniz, o célebre "Papa Açúcar". Tirou as chaves ao carcereiro quando este dormia; levou relógio e corrente de prata e 52 mil e tantos réis reis do mesmo carcereiro.
1923 — Veio processionalmente Nossa Senhora da Lapinha à Penha.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home