Efemérides: 20 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1358 — Carta de El-rei D. Pedro I, escrita em Lisboa, mandando entregar o castelo de Guimarães a Gonçalo Pais de Meira, vassalo do conde D. João seu filho.
1834 — De noite indo o padre José Dionísio e o Coelho Bombeiro sargento de caçadores
1876 — Inauguração da linha telegráfica de Guimarães para Vizela, trabalhando só na estação balnear.
1877 — Às 5 horas da tarde deste dia, conforme se pode ver nos jornais da localidade então existentes, "Religião e Pátria", 22ª série, n.º 23 e "Imparcial", 6.º ano, n.º 42, e no dia 21 como diz o padre Caldas a fl. 268 do 2º vol. do seu "Guimarães", foi colocada no cimo do frontispício dos Paços do Concelho, depois de ter sido limpa e escudada da pintura, a figura símbolo de Guimarães, que em 11 de Agosto de 1876 havia sido apeada do velho edifício da Alfândega que se andava demolindo e conduzida para uma loja do hospício dos expostos onde esteve até este dia 20 de Junho de 1877.
1880 — Às 9 horas da noite, travaram-se em desordem no campo de D. Afonso Henriques (ferreiro do Cano) Manuel Peixoto "o Fedor" e Joaquim Lixa, sapateiros e grandes bêbados, deu este 3 facadas naquele, evadindo-se em seguida. O ferido foi conduzido logo para o hospital da Misericórdia, onde lhe foram ministrados os primeiros socorros, e no dia seguinte para o da Ordem
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home