Efemérides vimaranenses: 29 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1460 — Carta por que El-rei D. Afonso V, em Santarém, faz graça e mercê a Rui de Castro, escudeiro de seu primo D. Pedro, conceder-lhe privilégios ao forneiro que estiver no forno do dito Rui de Castro que estava dentro na judiaria da vila de Guimarães. Isenção de serviços de guerra, fintas, talhas, etc.
1622 — A mesa da Misericórdia delibera: "que porquanto esta Casa está muito empenhada e paga interesses de dinheiro, e para reparo e gasalho dos pobres há hospital e o mesmo há remédio de casa do despacho e mais oficinas, assentaram que até a Casa se desempenhar do que está devendo se não corra mais com obras nenhumas, isto por ser em proveito da Casa e parecer bem a todos".
1641 — Em vereação foi acordado, estando presente o capitão-mor, que em todos os domingos e dias santos houvesse exercício dos soldados.
1671 — Em vereação: Dionísio do Amaral de Barbosa de Freitas e Luís Machado de Miranda, guarda-mores da saúde, em 24 deste, prestaram juramento para servirem seus cargos a bem da saúde do povo. Resolveu-se que os guardas se pusessem onde os guarda-mores entendessem e se pusessem as bandeiras de saúde, visto que no Porto e outras circunvizinhas já estavam postas.
1672 — O Arcebispo de Braga, D. Veríssimo de Alencastre, escreveu à Câmara de Guimarães a seguinte carta:" Determino ir visitar essa vila e por mostrar que faço dela grande estimação, intento fazer entrada pública não a havendo aceitado nas outras partes onde fui: o Cerimonial dos Bispos dispõe a forma em que se hão-de fazer estas entradas, com ela espero que Vm.ces se conformem e pela parte que lhes toca queiram concorrer, e poderá ser esta entrada em sábado 2 de Julho. Guarde Deus, etc." A resposta: vide no dia de amanhã (30/VI).
1802 — Doutorou-se, na Universidade de Coimbra, o vimaranense José Barreto Ferraz de Vasconcelos, filho de Casimiro Barreto Ferraz de Vasconcelos.
1822 — Chega aqui o batalhão do nº 15 que estava destacado no Rio de Janeiro.PL
1833 — Principia na Colegiada a haver ladainhas a Nossa Senhora por causa da cólera, tendo precedido 3 dias de preces. PL
1833 — Enterraram-se nesta vila 7 pessoas, se não todas a maior parte, morreram da maligna.PL
1883 — Fez-se em Vizela um brilhante carroussel por cavalheiros de Guimarães e banhistas, dirigido pelo nosso José Martins Minotes; Guimarães ficou quase despovoado.
1889 — Decreto concedendo provisoriamente à Irmandade de Santo António, erecta na igreja de S. Francisco e provisoriamente na das Dominicas, as imagens, altares e igreja do extinto Convento das Dominicas, com as sacristias, coros, torre, sinos e dependências da mesma igreja, para aí se estabelecer a sede da mencionada irmandade, com a obrigação de manter o culto divino a expensas suas, e de proceder aos reparos necessários para a conservação do templo e mais anexos; devendo, porém, os ditos bens reverter para a fazenda nacional sem indemnização alguma, no caso da irmandade faltar, por qualquer modo, ao inteiro cumprimento da referida obrigação, ou quanto o estado, por qualquer motivo, deles carecer.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home