Efemérides vimaranenses: 28 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1456 — Carta de El-rei D. Afonso V, em Lisboa, com a resposta ao capítulo que o procurador de Guimarães lhe apresentou nas cortes celebradas ora em Lisboa, o qual capítulo é relativo ao pão que El-rei mandava para Ceuta.
1642 — Em vereação foi resolvido que o vereador António Rebelo de Macedo fosse ao Porto para tratar de agravos ali pendentes, entre os quais o dos mercadores que não querem dar a dança dos instrumentos.
1657 — Carta do general D. Álvaro, de Caminha, incitando a nobreza de Guimarães a acudir à fronteira, citando o exemplo de Chaves, e dizendo que não há-de querer que gente de fora venha defender as suas casas. É dirigida à Câmara para o comunicar.
1671 — Doutorou-se na Universidade de Coimbra, em teologia, o vimaranense D. frei José de Oliveira, eremita agostiniano, que depois foi bispo de Angola.
1672 — Em vereação foi perguntado António de Faria, morador na Praça de Nossa Senhora, de 96 anos, sobre as entradas dos arcebispos e disse que se lembrava de 3, que foram: frei Agostinho de Jesus que entrou de dia de pontifical, debaixo o pálio e, segundo sua lembrança, o acompanharam a Câmara, e que D. Afonso Furtado de Mendonça e D. Sebastião de Matos entraram de noite sem pálio.
1698 — Em vereação foi mandado aos marchantes que não dessem os 5 réis, de cada arrátel de lombo, aos religiosos de Santo António, visto não apresentarem provisão régia para o poderem levar.
1755 — Em vereação Domingos de Passos, pedreiro, de S. Dâmaso, arrematou a continuação da obra dos canos da água no lugar de Sub Costa por 1$400 réis a braça, na forma dos apontamentos.
1756 — O alcaide-mor de Guimarães, D. Luís Mascarenhas, 2.º Conde de Alva, capitão general da Índia, tendo marchado contra a cidade de Pondá, foi morto em confronto neste dia.
1834 — Repiques e à noite iluminação geral a S. Pedro, por ser o nome de Sua Majestade Ilustríssima o sr. D. Pedro, regente. PL
1835 — Neste dia e no seguinte, os Molarinhos armaram, na Rua da Tulha, alguns passos como festa de Santa Vera Cruz, os quais estavam ricamente asseados, concorreu nestes dois dias e noites muita ente para os ver, estando de noite uma música a tocar.PL
1855 — A mesa e definitório da Misericórdia delibera subsidiar com 200$000 réis e com os remédios que pudessem ser aviados na sua farmácia, o hospital de coléricos que a Câmara estabelecera, por já grassar próximo a colera-morbus.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home