Efemérides vimaranenses: 27 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1647 — O Cabido, em sessão resolve que a procissão da Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel vá á igreja da Misericórdia e não à ermida do Salvador do Mundo (no Cano), como era antigo costume.
1703 — Alvará nomeando escudeiro da casa real, com 400 reis de moradia por mês, e elevando juntamente a cavaleiro, com 300 reis e 1 alqueire de cevada por dia, ou sejam 700 réis de moradia e 1 alqueire de cevada por dia, a Gaspar Fernandes de S. Martinho de Sande, filho de Paulo Gonçalves, que há 7 anos e 9 meses serve de soldado arcabuzeiro na praça de Marzagão. Foi apresentado para registo na Câmara em 1718 por Pedro Gonçalves, da Morreira de S. Lourenço de Sande.
1808 — Carta dos ministros de Guimarães, agradecendo ao Cabido a prontidão com que se voou à defesa do reino.
1814 — A Misericórdia contrata por escritura com o médico António José de Sousa Basto, desta vila, a ele em sua vida receber o ordenado de 60$000 réis do partido dos expostos, com obrigação de curar os mesmos, conforme o fazia o falecido médico José António de Freitas.
1844 — A Câmara representa ao governo pedindo providências sobre a grande baixa no preço do milho, devido à importação de milho vindo das ilhas como nacional, sendo da Barbaria e outros países, o que era grande prejuízo para os agricultores.
1855 — A Câmara resolve instalar um hospital para coléricos, por se terem dado alguns casos de cólera.
1866 — Decreto criando a escola primária de S. Jorge de Selho. Por diploma de 15 de Março de 1867 foi nomeado professor António Martins da Cunha, que tomou posse a 3 de Maio e exerceu até 31 de Dezembro de 1867 em que foi transferido para Lousada por portaria de 2 do mesmo.
1870 — Em assembleia geral de subscritores do asilo de Santa Estefânia para a eleição, sendo por António Joaquim de Sousa Guimarães proposto que eram deficientes os estatutos e precisavam de reforma na parte que fosse julgado de necessidade: foi deliberado que a comissão administrativa coordenasse um novo estatuto em harmonia com o actual e que depois seria submetido à discussão da assembleia geral.
1902 — Na fábrica de cutelaria, ao princípio da Avenida da Indústria, às 8 horas da manhã, houve um incidente em que o operário António Cadeiras, de 16 anos, ficou sem 4 dedos da mão direita, e às 7 horas da tarde rebentou uma mó que apanhou o operário António Freitas Mendes, de 18 anos, deixando-lhe as costas e a cabeça em tal estado, que faleceu momentos depois. A fábrica em sinal de luto esteve fechada no dia seguinte.
1905 — Ao meio dia faleceu o bacharel José de Freitas Costa, literato, poeta e investigador de antiguidades de Guimarães, sua terra natal.
1917 — Na noite deste dia para o de amanhã, os gatunos entraram por meio de arrombamento na igreja de S. Romão de Mesão Frio, tirando uma caldeira, uma cruz e um vaso dos santos óleos.
1920 — Veio Nossa Senhora da Lapinha, com o rosto cobero, à Penha. Ordens braguesas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home