Efemérides vimaranenses: 25 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1504 — Alvará régio, escrito em Lisboa, dirigido ao bacharel Pedro Nunes, ouvidor do duque de Bragança, autorizando a que, com os juízes e oficiais, lance imposição sobre o vinho, no concelho de Guimarães, para pagamento de 20$000 réis ainda não cobrados para completar os 90$000 réis que o concelho (município) despendeu no recebimento de El-rei quando veio a esta vila. - Papéis avulsos da Câmara, na Sociedade Martins Sarmento.
1579 — Alvará, passado em Lisboa, confirmando por 2 anos todos os privilégios da vila de Guimarães, não cuidando El-rei antes do negócio das confirmações. A confirmação foi solicitada por Fernão Rebelo e João Lopes da Rocha, procuradores enviados às Cortes ora feitas em Lisboa. Este era vereador em Guimarães e aquele já fora eleito para, por morte do infante D. Duarte, ir prestar menagem a El-rei e por falecimento de El-rei foi novamente eleito para prestar menagem ao novo rei e agora eleito às Cortes. - Vide V-15-1579
1609 — Sentença da Relação do Porto dando provimento ao agravo da Câmara contra o corregedor que pretendia que a Câmara reparasse a cadeia da correição, que pertence a todos os concelhos da comarca, e em Guimarães há mais duas do concelho que são reparadas pela Câmara, sendo porém os reparos da correição até 10 cruzados os pagará a Câmara e mais todos os concelhos. Era corregedor João d'Ornelas. A cadeia da correição tinha sido feita de novo à custa de todos os concelhos e por estar aqui o corregedor queria que a comarca a reparasse. Havia a cadeia do Castelo onde se recolhiam os presos da vila e termo. Até agora tinha pago a Câmara por descuido.
1823 — Professam os seus hábitos na igreja da Colegiada, Francisco José Gonçalves d'e liveira e seu filho Bento António de Oliveira Cardoso, o primeiro o hábito da Ordem de Cristo e o segundo o da de S. Tiago.
1827 — O chantre de Guimarães, Gaspar Manuel Teixeira de Carvalho, e o cónego Paulo de Melo Pereira e Sampaio, partem para Lisboa para, como deputados do Cabido, juntarem-se ao seu D. Prior, que então residia em Lisboa, irem felicitar El-rei por o feliz restauramento. Fizeram de despesa à Fábrica da Colegiada 236$195 réis.
1836 — Entrou no Campo Santo desta vila (cemitério), o cónego Luís de Melo Pereira Sampaio, a cavalo, correndo algumas das ruas do mesmo para ver uma flor que lhe tinham dito haver naquele santo lugar. Desta maneira entrou neste recinto respeitado por todas as nações, ainda as mais bárbaras, este presumido fidalgo e estúpido bacharel formado, que pela sua ignorância não advertiu que ia cometer uma acção que seria taxada de criminosa, ainda mesmo a um homem que nenhum vulto fizesse na sociedade. PL.
1864 — A Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos manda celebrar um ofício fúnebre na usa igreja, pela alma do condutor de obras públicas, riscador das suas torres e director da construção da do lado nascente, Pedro Joaquim Ferreira, que em 20 deste mês falecera em S. Martinho de Sande, onde estava a ares. A mesma irmandade tinha-lhe feito o enterro que foi pomposo, acompanhando o cadáver solenemente, desde a igreja de S. Domingos para a dos Santos Passos, tomando parte do mesmo acompanhamento a irmandade da Misericórdia.
1879 — A Câmara delibera que a feira semanal, a do gado bovino e suíno, passe a ser no Campo do Salvador
1882 — Domingo.- Na noite deste dia para o seguinte, os ladrões entraram pelos telhados na igreja de Urgezes e roubaram as jóias que adornavam Nossa Senhora do Rosário.
1890 — Principiam em Campelos as obras de edificação da Fábrica de Fiação e Tecidos de Guimarães; em Janeiro de 1893 principiou a fábrica a funcionar a vapor, a parte da fiação, e trabalhando com água a 26-9-1894.
1896 — A Câmara representa a El-rei que o seminário de Guimarães seja transformado em liceu nacional, em conformidade com o artigo 2º, § 3º, da lei de 28 de Maio de 1896.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home