Efemérides vimaranenses: 22 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1633 — Em vereação: foi proibido cozer trigo do mar sob pena de dois mil réis, e que os vendeiros da ponte de Servas não vendam do mesmo trigo sob pena de prisão.
1693 — Carta do governador das armas, D. João de Sousa, em Viana, remetendo à Câmara a lista do número de familiares do Santo Ofício que na vila de Guimarães deviam gozar dos respectivos privilégios, eram: Braga 20, Viana 20, Guimarães 10, Barcelos 8 e as mais vilas do reino 2 ou 1, conforme o número dos moradores; também lhe remete cópia da carta régia de 30 de Abril deste ano que enviou a lista geral referente ao mesmo assunto por decreto de 16 do dito mês e ano ao general de artilharia da província do Minho. - Arquivo da Câmara.
1695 — Em vereação: obrigaram-se os padeiros a fornecer pão enquanto o forno que é do concelho, e que está a S. Paio, não estivesse corrente. Tomou juramento de juíza do ofício de tecedeira, de tear baixo, Margarida Luís, solteira, do Cano de Cima, por estar eleita para o ser por um despacho de Câmara de 21 de Maio deste ano.
1754 — A mesa da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira delibera mandar fazer no dia 15 de Agosto dois bailes, sendo o de D. Afonso Henriques "quando a Senhora nele fez o milagre" e o de Daniel no lago; e logo postos a lanços, a que concorreram o padre Jerónimo José de Almeida e António Dias, foram entregues a este por 240$000 réis.
1835 — Deram-se alguns foguetes do ar, na Rua da Tulha, por içarem uma bandeira que anunciava um festejo que naquela rua haveria uma "Santa Vera Cruz". PL
1837 — Chegou a esta vila uma ordenança de cavalaria com um ofício do administrador geral de Braga para o administrador deste concelho, no qual dava por cópia a participação telegráfica do nosso governo, de ter havido na Espanha uma renhida acção entre os Cristinos e os Carlistas, sendo estes últimos derrotados, abandonando o campo, assim como D. Carlos. Na ocasião em que chegou esta notícia, houve repiques de sino em todas as torres da vila. De tarde saiu um bando da Câmara a convidar os habitantes da mesma a porem luminárias, e à noite houve iluminação geral, repiques de sino e uma banda de música a tocar hinos pelas praças e ruas da vila. PL.
1870 — Precedido de 2 dias de preces ad petendam pluviam, hoje, 3º dia, sai a Irmandade de Nossa Senhora da Consolação em procissão de penitência com a imagem do Senhor dos Passos.
1886 — Terça-feira. Houve de tarde grande incêndio na casa do caseiro da Formiga, em S. Torcato; ardeu grande parte da casa e morreram 1 cavalo, 4 bois, alguns porcos, e salvando-se outros a muito custo.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home