Efemérides vimaranenses: 19 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1553 — O Arcebispo de Braga, D. frei Baltazar Limpo, dá procuração ao licenciado Manuel Álvares, procurador na Casa da suplicação e a André da Maia, seu capelão e chantre de Cedofeita, para em seu nome e da Sé de Braga fazerem a segunda e última concordata sobre jurisdições com a Colegiada de Guimarães.
1591 — Sentença julgando a transacção feita em 30 de Janeiro do mesmo ano, entre as freiras de Santa Clara e o abade de Santa Cristina de Arões, o qual havia tentado anular a anexação da igreja da sua freguesia àquele convento. Este pleito, que durara 15 anos e que havia cansado as partes, terminou pela referida transacção, ficando as freiras percebendo metade dos frutos e rendimentos anexados.
1627 — Em vereação foi mandado pôr em pregão a renda de meio real em quartilho de vinho, por 2 anos, para assim se conseguir já os 600$000 réis que a Câmara emprestara ao rei para a Companhia da Índia. Em 21 deste mês houve lanço de 1:040$000 réis.
1653 — É publicada na Praça (largo da Sª da Oliveira) por Pedro de Oliveira, com assistência de parte da nobreza e de muito povo, a lei sobre as pessoas que assistem nas grades dos mosteiros das freiras, declarando as penas por ela postas a quem a não cumprir e for contra ela.
1657 — Por ordem da Câmara foram notificados os carpinteiros para não deixarem o trabalho das portas da vila sem as acabarem, sob pena de 6$000 réis e 10 dias de cadeia.
1808 — Principiou a organizar-se o batalhão dos privilegiados de Nossa Senhora da Oliveira.
1808 — Carta da Junta do Porto mandando aclamar o príncipe regente (em Guimarães já estava aclamado desde ontem) e descobrir e repor as suas armas, declarando abolido o governo francês. Foi registrada a 22.
1838 — Foi o primeiro dia em que não choveu e que o tempo se entrou a pôr bom; pois até este dia sempre choveu ou mais ou menos à excepção do dia 6 deste mês e de mais alguns dias. PL.
1854 — Â Câmara resolveu pedir ao governo o Convento do Carmo que estava extinto pelo óbito da última religiosa.
1859 — Representou-se no teatro, por curiosos, o bom drama "A Virgem do Campo", do vimaranense e cónego António Joaquim de Oliveira Cardoso, com feliz êxito. No dia 29 repetiu-se, havendo no fim do drama chamadas, lançaram-se coroas, muitos bravos e palmas, poesias endereçadas ao autor e recitadas por João Luís Correia Júnior e Francisco Joaquim Moreira de Sá, terminando o espectáculo com a poesia a carácter "Tentativa de Suicídio", composição do mesmo autor e donde ele extraiu o pensamento do drama.
1863 — No teatro D. Afonso Henriques benefício do actor Amaral, com peças variadas e entre elas a comédia "Zuavos"; actores bem, especialmente o Abel.
1888 — Estando uns rapazes queimando umas bombas na Rua de Camões, um deles lançou uma bomba dentro do tanque que ali existia, abaixo das Lajes, a qual explodindo despedaçou o tanque e parte da canalização, e ficando em estilhaços os cântaros que estavam na bordas.
1889 — Decreto concedendo à Irmandade de Santo António a igreja, sacristias, coros, torre, sinos, altares, imagens e dependências dela, que foram do Convento de Santa Rosa de Lima, para se estabelecer nela a sede da mencionada irmandade, com a obrigação de manter o culto divino a expensas suas e proceder aos reparos necessário de conservação do templo.
1911 — Saiu um bando percorrendo as ruas da cidade anunciando que pelas cortes gerais estava reconhecida a República em Portugal. Da varanda dos Paços do Concelho foi lida por um vereador, estando ali presente uma força do 20 de infantaria com a respectiva música, muito povo, mais duas bandas marciais, a Boa União e a de Pevidém; finda a leitura houve vivas, tocaram A Portuguesa, retirou a força para o quartel e a banda Boa União ficou 2 horas a tocar em coreto em frente da casa da Câmara e a do Pevidém tocando pelas ruas. À noite marcha aux flambeaus com numerosos militares e republicanos, vivas diversos; terminou às 11 horas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home