Efemérides vimaranenses: 17 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1648 — É registado na Câmara o alvará, alcançado pelo D. Prior e Cabido, em que S. Majestade ordena aos ministros e oficiais da Câmara assistam de hora em diante, na igreja Colegiada, no dia e véspera em que se celebra a festa e procissão de S. Dâmaso, padroeiro de Guimarães, na forma que costumavam assistir nas procissões da obrigação da Câmara.
1666 — Em vereação foi acordado que qualquer vereador só por si sem dependência de corpo de Câmara possa mandar prender os marchantes e pescadeiras que lhe não derem carne e peixe na forma estatuída.
1736 — Provisão régia para que o juiz de fora faça o tombo dos haveres da Irmandade de Nossa Senhora do Ó, com sede na igreja do Convento de S. Francisco, o qual tomou para o escrivão do tombo a António Vaz da Silva, desta vila. O juiz de fora António de Loureiro Almeida constitui-se juiz do tombo em 21 de Junho de 1737.
1765 — O dr. Frei João José Pereira da Silva e Abreu, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, superintendente e visitador geral das fábricas das comendas da mesma ordem, deixou capitulado, na visita que fez à igreja de S. João de Brito, o seguinte:"Achei a igreja matriz feita de novo, por ter a velha caído no chão repentinamente que toda se demoliu e como foi edificada muito afastada da residência do pároco e em lugar ermo, circunstâncias porque se fazia muito custosa a assistência do pároco para administrar os sacramentos e também exposta a ser roubada, como por muitas vezes o fizeram de sorte que não deixaram nela coisa alguma, por todos estes motivos se viram os fregueses obrigados a fazer igreja nova e edificá-la junto da residência do pároco e melhor sítio, donde está mais segura e livre dos contratempos que padecia, a qual se acha feita e acabada com toda a perfeição à custa dos pobres fregueses que todos concorreram e trabalharam nela com muita devoção e só agora necessita que se faça capela-mor e sacristia o que pertence à comenda o fazer-se pelos frutos dela; para o que deve o reverendo pároco suplicar a Sua Majestade pelo seu Tribunal da Mesa da Consciência e Ordens, para que seja servido mandar-lhe fazer pelos frutos da comenda.
1781 — Contrato por escritura em que o carpinteiro Manuel Pinto, do lugar da Capareira, da freguesia de Santa Cristina de Arões, obrigou-se a fazer o guarda-vento da igreja da Misericórdia por 5$600 réis, fora ferros e chumbo.
1827 — Dá entrada na cadeia da correição Joana Maria, de 26 anos, natural da cidade de Braga, casada com António José Fernandes, do qual andava ausente, que fora presa pela ronda da tropa de linha desta vila, tendo-a encontrado de noite com um fardamento, vestida de soldado; foi solta em 26 deste, constando do alvará chamar-se Custódia.
1839 — Em benefício de um egresso, filho do Pedro da Rua de Couros, ao qual faltavam meios para se ordenar, levaram os estudantes à cena uma tragédia em 5 actos, intitulada "Júlio ou o Assassino". PL.
1874 — São datados deste dia os estatutos da Companhia "Minho District Railway company limited" com sede em Londres, para construção e exploração do caminho de ferro de Bougado a Guimarães.- Diário do Governo nº 40 de 22-2-1875 a fl. 289.
1882 — Às 6 horas da tarde chegou a esta cidade o Arcebispo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa, para no dia seguinte fazer o lançamento da 1ª pedra para o monumento a Pio IX, na Penha. Teve recepção brilhante indo processionalmente da igreja da Misericórdia para a da Colegiada. - Vide "O Progresso Católico", 4º ano, nº 16 e 17.
1886 — De surpresa o administrador progressista do concelho vai à secretaria da Câmara e faz uma sindicância à escrituração e uma inspecção ao cofre, achando na melhor ordem e conformidade com a escrituração. Esta reles politiquice não lhe deu o desejado resultado.
1907 — A malandragem e garotada do Porto, faz apupamento e pratica outros actos de selvajaria aos nossos conterrâneos e mais provincianos que em grande número foram à dita cidade cumprimentar o conselheiro João Franco Castelo Branco e assistir ao banquete ao mesmo conselheiro, presidente do conselho de ministros pelos seus correligionários daquela e do norte do país.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home