Efemérides vimaranenses: 12 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1531 — Em vereação "acordaram que qualquer escravo e assim qualquer moço que acharem jogando cartas assim na vila como nos arrabaldes e pelos rocios da vila que paguem cada um cem réis e da cadeia e os meirinhos e alcaides e seus homens que os não prenderem paguem quinhentos reis por cada um e os rendeiros outro tanto e abastará para os rendeiros e meirinhos pagarem as penas serão notificados por quaisquer porteiros que lho notificarem por quanto se metem pelos palheiros e abrem as casas que estão despovoadas e as quebram as portas e telhados e portanto abastará a notificação dos donos das ditas casas onde vão jogar e doutros quaisquer, e assim abastará para a pena dos alcaides e seus homens e dos meirinhos e o mandaram apregoara, os quais cem reis de pena serão dos que jogam para os meirinhos e alcaides e seus homens quando os eles encoimarem e dos rendeiros quando os encoimarem."
1604 — No capítulo dos frades capuchos da província da Piedade, celebrado no Convento de Elvas, é eleito definidor o padre frei Pedro de Guimarães, daqui natural, tendo já ocupado diversos cargos honoríficos da Ordem, o qual gozou sempre de boa opinião.
1642 — D. João Lobo de Faro, representado por seus 2 procuradores, toma posse do D. Priorado de Guimarães.
1847 — Pela manhã foi preso "O Brigadas" do batalhão desta vila por ter sido um dos que bateu, na noite do dia antecedente, no cónego Manuel Luís de Gouveia. Também foram algumas patrulhas procurar um cabo, do mesmo batalhão, chamado "O Caçador", que também se dizia ter batido no mesmo cónego, talvez por lhe terem dado parte. PL.
1847 — Foi preso, para a cadeia desta vila, o doutor de capelo, chamado Peixoto, que morava para as partes de Pombeiro. A sua prisão foi em consequência dele ter sumido uns autos quando aqui estavam os miguéis. A prisão foi por ordem do juiz de direito."Este homem era um dos homens mais maus dos muitos que neste últimos tempos tinha aparecido, trazendo a sua família enrodilhada com injustas demandas, assim como outras pessoas, desatendendo as autoridades, chegando a tanto a sua perversidade que no tempo em que estavam aqui os miguéis (era miguel) denunciou um grande depósito do produto de uma grande quinta sua que se tinha arrematado para pagamento de legítimas dos seus irmãos, para os miguéis tomarem conta dele (eram 20 e tantos mil cruzados) para as despesas da guerra, com o donativo seu". PL
1883 — Foi preso em Lisboa, Francisco da Cunha Barreiros Caldeira por ter levantado, na agência do Banco de Guimarães, 980$000 réis, por meio de 2 saques, com firma falsificada, sobre Manuel José da Silva Miranda e Manuel Joaquim de Oliveira Bastos, ambos negociantes capelistas desta cidade.
1892 — A Associação de Socorros Mútuos Vimaranense reúne em assembleia geral e delibera a sua extinção por falta de receita para equilibrar com a grande despesa.
1910 — No palacete dos Pombais faleceu a Viscondessa de Viamonte da Silveira.
1932 — Bênção da capela-mor do Santuário Eucarístico da Penha, depois da chegada da peregrinação, das corporações religiosa, associações e povo.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home