Efemérides vimaranenses: 7 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1499 — Carta de El-rei D. Manuel, em Lisboa, a requerimento de Álvaro Pires, morador em Guimarães, contendo cópia de um capítulo do mesmo rei que mandava que os escrivães das sisas, da cidade do Porto, não continuassem a levar 4 reis de cada avença que assentavam nos respectivos livros. - Pergaminho nº 64 da Câmara Municipal.
1541 — Alvará pelo qual D. João III concedeu ao Prior do Real Mosteiro da Costa que, juntamente era seu reitor e cancelário, e aos seus lentes, que dessem graus de licenciados, de bacharéis e mestres em artes, e que os graduados tivessem as mesmas isenções que usavam os da Universidade de Coimbra. A estes privilégio se refere a inscrição lapidar lavrada e embutida na parede exterior da rotunda da capela-mor da igreja e o alvará que, em 1748, estava arquivada no cartório do mesmo mosteiro , gaveta 11, número 25.
1698 — Alvará mandando ao corregedor que faça vender o pão pelo preço ordinário, fazendo abrir os celeiros dos que os tiverem fechados e não querem vender.
1865 — A Associação Comercial delibera representar ao Governo a fim de não ser alterado o horário da saída do correio do Porto para esta cidade e mais terras do Minho.
1875 — À noite, faleceu o ex-escrivão do 6.º ofício judicial, José Joaquim de Oliveira, que em tempo foi organista da igreja da Misericórdia. Foi sempre grande devoto da formosa capela de Nossa Senhora da Conceição, dos subúrbios, o que seu filho e sucessor no 6.º ofício, João Joaquim de Oliveira Bastos continuou tal devoção, pelo que foi juiz perpétuo da irmandade que, posteriormente àquela data, se instalou na mesma capela de Nª Sª da Conceição.
1879 — Às 10 horas da noite, percorre as ruas da cidade a Filarmónica Vimaranense tocando os hinos nacionais e estalam alguns foguetes de bombas; manifestação de regozijo por parte dos progressistas, por haver neste dia tomado posse do Governo Civil deste distrito o Visconde de Pindela.
1880 — Os engenheiros da companhia do caminho de ferro de Guimarães principiaram os estudos do traçado definitivo de Santo Tirso para Guimarães.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home