Efemérides: 7 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1125 — Domingo de Pentecostes.- D. Afonso Henriques, tendo 14 anos de idade, armou-se cavaleiro na catedral de Zamora; foi ele mesmo que vestiu as armas, depostas no altar-mor, para que ninguém pudesse tomar sobre ele supremacia pelo facto de lhe ter conferido as insígnias de cavaleiro.
1385 — Duas cartas de El-rei D. João I, escritas em Guimarães, em uma confirma a carta de El-rei D. Fernando, seu irmão, que deu o julgado de Freitas por termo à vila de Guimarães, e na outra dá por termo à vila de Guimarães o concelho e julgado de Travassós, mandando que usem com eles como usam com os outros do mesmo termo.
1625 — A Misericórdia, tendo obtido provisão régia concedendo-lhe poder levar para o seu hospital uma pena d'água da que ia para o chafariz que estava no Toural, faz escritura de obrigação de se abster da dita água quando a Câmara declarasse que era preciso no chafariz.
1817 — A Câmara deliberou que o seu tesoureiro pagasse 43$200 réis, preço por que fora arrematada uma bomba para os incêndios.
1837 — Principiaram as Preces Públicas, por ordem do Governo, em todas as paróquias desta vila, por S. M. a rainha ter completado 0 6º mês da sua gravidez. PL.
1863 — No teatro d. Afonso Henriques, houve espectáculo, com concorrência regular, em benefício dos actores Ângelo Veloso e filha Maria da Luz Veloso.
1864 — O célebre concertista italiano, D. José Pico, dá um espectáculo no teatro de D. Afonso Henriques, de tíbia pastoril (flauta pastoril), a qual tinha só três polegadas de comprido e três buracos para graduar o som. Foi chamado repetidas vezes ao proscénio pelo público que o cobriu de entusiásticos aplausos, oferecendo-lhe algumas coroas. Já tinha dado idêntico espectáculo a 5 deste mês.
1879 — Às 10 horas da noite, percorre as ruas da cidade a Filarmónica Vimaranense tocando os hinos nacionais e estalam alguns foguetes de bombas; manifestação de regozijo por parte dos progressistas, por haver neste dia tomado posse do Governo Civil deste distrito o Visconde de Pindela.
1879 — Fala o padre António Caldas :"Graças a Deus, porque os cónegos de Guimarães se lembraram finalmente de emendar a mão aos seus antepassados ! Mandaram limpar e escudar a antiga e notável arcaria do claustro, limpando-a da cal, de que escandalosamente estava encrustada. Esta obra principiou no dia 7 do corrente (Junho), e Deus permita, que continue até onde já agora, for possível. Em seguida colocaram nos claustros os quadros a óleo, que estavam na capela de S. José, sobre os armários. Também restauraram esta capela e descobriram os retábulos antigos do altar."
1893 — Faleceu Lucínio Fernandes da Trindade, director e regente da capela e da banda de música "Boa União". Era músico ordinário e bastante malcriado.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home