Efemérides: 5 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1517 — Na presença do juiz ordinário Fernão de Mesquita, foi dada posse a Gonçalo de Faria e a sua mulher, D. Isabel Bárbara, de umas casas da Rua de Santa Maria, nas quais teve origem o Convento de Santa Clara.
1669 — A Câmara delibera que nenhuns mercadores, de qualquer qualidade que sejam, vendam panos falsificados, fazendo-lhes cores mudadas 1.ª, 2.ª e 3.ª vez, sob pena de proceder contra eles na forma da ordenação e mandar lançar bando. Foi a requerimento dos misteres.
1725 —
1823 — Às 6 horas da manhã foi o sr. D. João VI aclamado, nesta vila, rei absoluto pela tropa e povo. Nesta noite e nas duas seguintes luminárias, saindo a nobreza e clero acompanhados de imenso povo, com retratos do rei e da rainha, pelas ruas da vila, a quem davam repetidos vivas. À tarde sai Bando para 3 noites de luminárias. PL. -( O Cabido mandou nestes 3 dias botar 9 dúzias de foguetes, que custaram 5$20 reis. J. L. de Faria. )
1890 — A
1895 — Uma comissão de tecelões do Porto, neste dia e no seguinte, fez reuniões com os de Guimarães, nesta cidade, sendo a deste dia preparatória, para o aumento de mão-de-obra.
1904 — A Confraria do S.S. Sacramento, da Colegiada, faz estreia de 8 lanternas de prata em estilo manuelino, que mandara fazer no Porto, na oficina do Manuel Casimiro da Costa.
1908 — Desmoronou-se parte do Albergue de Nossa Senhora do Serviço, administrado pela curaria, no Largo do Anjo.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home